Reconhecimento
Corregedoria institui selos de qualidade para Cartórios Eleitorais
Objetivo é reconhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos juízos eleitorais
Política | 09 de Junho de 2022 as 09h 03min
Fonte: Nara Assis - TRE-MT

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) instituiu e regulamentou os selos de qualidade para os Cartórios Eleitorais e respectivos critérios para aplicação no Prêmio Esemplare. A regulamentação consta no Provimento nº 04/2022, publicado no Diário de Justiça Eletrônico desta quarta-feira (08.06).
O objetivo é reconhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos juízos eleitorais, no cumprimento das atividades judiciais e administrativas, em atendimento ao Provimento CNJ nº 06, de 14 de outubro de 2013, que institui o sistema de recompensas na primeira instância da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Visa ainda cumprir as metas fixadas anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, pelo Tribunal Regional Eleitoral e pela Corregedoria Regional Eleitoral.
De acordo com o Provimento n° 4/2022, a concessão dos selos de qualidade contemplará as serventias eleitorais de todo o estado, conforme termos e critérios estabelecidos na norma. “Esta premiação é um ato de reconhecimento das diversas demandas atendidas pelas Zonas Eleitorais, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional e incentivar o cumprimento das metas estabelecidas para a primeira instância”, destaca a corregedora regional eleitoral e vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho.
O título de “Vencedor do Prêmio Esemplare” será concedido ao Juízo Eleitoral que obtiver a maior pontuação apurada, após a soma de todos os eixos avaliativos e receberá a premiação máxima, mediante a concessão do Selo Apogeu. Já o Selo Diamante será atribuído aos juízos eleitorais que obtiverem pontuação correspondente ao cumprimento igual ou superior à 91% das metas, apurada após a soma de todos os eixos avaliativos.
A concessão do Selo Ouro será feita aos juízos eleitorais que obtiverem pontuação correspondente ao cumprimento de 71% a 90% das metas. Por fim, o Selo Prata será atribuído aos juízos eleitorais que obtiverem pontuação correspondente ao cumprimento de 51% a 70% das metas, apurada após a soma de todos os eixos avaliativos.
O Provimento também instituiu a comissão avaliadora, que será responsável pela avaliação do atendimento dos requisitos para concessão dos selos. Os eixos temáticos, para concessão dos selos serão segmentados em: Atividade processual; Atividade Administrativa; Cadastro Eleitoral; e Eleições. A concessão dos selos será bienal, e a entrega será feita pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, em sessão oportunamente agendada pela Comissão de Avaliação.
A Corregedoria publicará, com antecedência de 15 dias do evento, o resultado final apurado, no site do TRE-MT, com a identificação da premiação, disponibilizando a classificação das 20 Zonas Eleitorais melhores posicionadas.
Notícias dos Poderes
Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49