Conselho de Ética e Decoro da câmara pede cassação de vereador em Sinop
Vereador é acusado oferecer cargo público em troca de parte do salário
Política | 22 de Junho de 2017 as 15h 49min
Fonte: André Jablonski

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Sinop pediu a cassação do mandato do vereador Fernando Brandão (PR), por considerá-lo culpado das acusações de cobrança parcial do salário de ex-servidores do legislativo.
O relatório emitido pelo conselho foi concluído no dia 12 deste mês e entregue somente hoje para a mesa diretora da câmara. O relator Dilmair Callegaro (PSDB) entendeu que a denúncia feita pela ex-ouvidora do Poder Legislativo é verdadeira. A mulher afirma que repassou por seis meses o valor de R$ 1,8 mil ao vereador, como “agradecimento” do cargo ocupado, cujo salário é de RS 4,6 mil. O relator anexou no documento, copias da conversa entre Brandão e ela, que evidenciam o crime.
O presidente da Câmara, Ademir Bortolli (PMDB), deve colocar na próxima semana em votação o relatório. Para ter o mandato preservado, Brandão precisa que dez dos quinze vereadores votem contra a decisão do conselho.
Notícias dos Poderes
Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30