Mato Grosso
Comércio boicota audiência com governador
Ato público discutiria aumento de preços após mudança nas normas do ICMS
Política | 30 de Janeiro de 2020 as 10h 13min
Fonte: Redação com Gazeta Digital

As entidades que representam o comércio em Mato Grosso rejeitaram o convite do governador Mauro Mendes (DEM) para um debate a respeito do aumento nos preços dos produtos, por causa das mudanças no ICMS que começaram a ser cobradas 1º de janeiro. O evento ocorre na manhã desta quinta-feira (30) no Palácio Paiaguás.
Porém, por meio de ofício, as entidades comunicaram que não irão participar da audiência, em retaliação ao adiamento por parte do governo de uma reunião técnica que estava prevista para quarta-feira (29) e que ainda não foi remarcada. "Sendo assim, as entidades se manifestam somente após a referida reunião técnica com o Secretário de Fazenda", diz trecho do documento.
Assinaram o documento a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Mato Grosso (Facmat), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL/Cuiabá) e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC).
O objetivo do governo é debater os recentes aumentos no preço de alguns produtos sob o argumento do "aumento de impostos" decorrente das alterações no ICMS.
Mendes lamentou a ausência das entidades e iniciou a audiência justificando que não houve aumento de impostos e sim redução de incentivos fiscais. O governador repetiu o que vem dizendo ao longo do seu mandato, de que pegou um Estado "quebrado" e com poucos recursos.
O governador também questionou o fato das entidades quererem uma reunião fechada na Sefaz. "Por que não pode ser aberta para que todos possam ouvir? Assim evita que após a reunião saiam várias versões dos assuntos discutidos".
Estão presentes na audiência a Federação da Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT) e representantes do segmento de combustíveis.
Notícias dos Poderes
Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02