Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 20 de Agosto de 2025

Menu

Pesquisa ao Senado

Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado

Política | 20 de Agosto de 2025 as 16h 32min
Fonte: RD news

Foto: Divulgação

Mauro Mendes (União), ex-prefeito de Cuiabá e no segundo mandato de governador, impõe uma ampla vantagem nas intenções de voto para o Senado, aponta pesquisa Informa, realizada em âmbito estadual entre 17 de julho e 1º de agosto e divulgada com exclusividade pelo portal RD news.

Vão estar em disputa nas urnas de 2026 duas cadeiras de senador com vencimento dos mandatos de Jayme Campos e Carlos Fávaro.

Consolidado em 1º lugar, o nome de Mauro aparece com 48,2% nesta amostragem com sete prováveis candidatos. Se as eleições fossem hoje, a segunda vaga ao Senado ficaria com Janaina Riva (MDB), deputada estadual de terceiro mandato. Ela está com 10,8%.

Na terceira posição vem o deputado federal José Medeiros (PL), com 7,6%. O senador licenciado e ministro Carlos Fávaro (Agricultura), do PSD, detém 4,8%. A ex-deputada federal, petista Rosa Neide, é lembrada como preferida por 4%. E os últimos colocados são o senador Jayme Campos (União), com 3,7% e o agricultor Antonio Galvan (Novo), com 1,5%.

Foram entrevistados dois mil eleitores em 103 municípios de Mato Grosso. A margem de erro do Instituto Informa, sediado na Grande São Paulo, é de 2,1% para mais ou para menos. Se declararam indecisos 11%. E 2,6% afirmaram que não irão votar e 5,7% votariam em branco ou anulariam o voto.

2º voto

No trabalho de campo, os pesquisadores fizeram simulação junto aos entrevistados sobre para quem dariam o segundo voto ao Senado. E quem aparece em vantagem é a emedebista Janaina Riva, com 14,9%. O nome de Mauro seria o segundo, com 13,8%, seguido de Medeiros (10,5%) e de Fávaro (95). E 23,2% não sabem para quem creditar o segundo voto ao Senado.

Rejeição

Assim como para governador, o nome de Jayme Campos também é o mais rejeitado para senador. Conforme a pesquisa do Instituto Informa, o senador do União é rejeitado por 29%. Depois, surgem a petista Rosa Neide, que enfrenta resistência de 24,2%, a deputada Janaina Riva, com 22,9%, e Fávaro, com 20,2%. Mauro Mendes e Medeiros enfrentam rejeição de 13% e, Galvan, de 10,5%.