Pente fino
CGE investiga gestão de Luluca Ribeiro sobre recursos de emendas parlamentares na Seaf
Política | 24 de Julho de 2024 as 09h 01min
Fonte: Lucas Bólico e Max Aguiar – Redação Olhar Direto

A Controladoria-Geral do Estado abriu processo de investigação sobre possíveis irregularidades e problemas na Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) sob a gestão do agora ex-secretário Luluca Ribeiro. As suspeitas, de acordo com informações apuradas até o momento, recaem sobre a utilização de emendas parlamentares.
Luluca foi exonerado assim como toda a sua equipe de gestão da pasta nesta terça-feira (23). O desligamento foi oficializado pelo governo por meio de nota oficial que explicitava que a decisão foi tomada para fazer uma “correção na gestão”.
A reportagem do Olhar Direto contatou a CGE que confirmou abertura de investigação interna sobre a gestão Luluca. Como os trabalhos estão em andamento, a estrutura interna do governo não passa detalhes da situação.
“A CGE não se manifesta sobre processos em andamento", limitou-se a dizer, por meio de nota a controladoria. A reportagem entrou em contato com Luluca Ribeiro horas após a confirmação da exoneração e o ex-secretário afirmou que não tem conhecimento do procedimento interno. “Não estou sabendo de nada”, limitou-se a dizer.
A reportagem apurou que as suspeitas – preliminares - que estão ainda em fase de investigação são de supostas irregularidades no uso de recursos advindos de emendas parlamentares que foram destinadas à Seaf.
Além de Luluca, também foram exonerados o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo Cardoso, o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Talvany Neiverth, a chefe de gabinete Aline Emanuelle Rosendo e o assessor jurídico Ricardo Antônio de Lamonica Israfel Pereira.
A exoneração foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira.
A exoneração do agora ex-secretário e de toda a equipe, com a informação expressa por parte do governo de que a alteração se deu para corrigir a gestão, pegou aliados de Luluca de surpresa. O MDB, que havia o indicado, decidiu não procurar o governador Mauro Mendes (União) para apresentar outro nome.
Luluca assumiu o comando da Seaf em fevereiro desse ano. Antes dele, a pasta era comandada por Teté Bezerra, esposa do líder emedebista Carlos Bezerra, autor da indicação.
Notícias dos Poderes
Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06