Conflito
Carta lista ‘falhas’ de Teté Bezerra na secretaria de Agricultura Familiar
Texto supostamente produzido por servidores relata 15 razões para trocar o comando da SEAF
Política | 21 de Dezembro de 2022 as 17h 21min
Fonte: Redação

Um texto apócrifo, supostamente elaborado pelos servidores da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, faz duros apontamentos ao desempenho de Teté Bezerra no comando da pasta. A carta foi postada e compartilhada nas redes sociais, em grupos com reúnem importantes lideranças políticas. Teté, ainda na manhã de terça-feira (20), registrou um Boletim de ocorrência na Delegacia de Repreensão a Crimes Informáticos (DRCI), em Cuiabá, pedindo para que a Polícia Civil investigue a origem de um texto apócrifo. Para a secretária, embora o conteúdo sugira que a carta foi elaborada pelos servidores da SEAF, é pouco provável que esta seja a origem, “visto que até o momento não existe qualquer atrito ou crise que envolva a atual gestão com o quadro de servidores”.
Hoje, quarta-feira, um grupo de 22 funcionários efetivos da SEAF publicou uma nota de repúdio à carta, negando qualquer tipo de autoria e manifestando sua opinião contrária a esse tipo de exposição – que compromete tanto a secretária quanto os servidores.
O polêmico texto lista 15 razões para Teté Bezerra não permanecer na secretaria. A redação traz elementos do cotidiano da pasta, questões técnicas, ações tomadas e negligenciadas, evidenciando que o redator da carta tem familiaridade com o trabalho da SEAF.
Como por exemplo o tópico que abre o texto. O item 1 fala da paralisação da construção do Plano Estratégico da Agricultura Familiar de Mato Grosso, um instrumento que nortearia as ações da secretaria para o setor. “Não respeitou os aspectos metodológicos e os processos participativos na construção do Plano de Trabalho Anual (PTA) - 2023 da SEAF, não houve diálogo com os servidores de carreira e nem contemplou as instâncias de controle social, culminando no PTA - 2023 mal elaborado. A impressão é de que a atual gestão prefere trabalhar com demandas instantâneas, sem planejamento”, relata o tópico 2.
A carta também narra problemas na destinação de itens que já haviam sido adquiridos pela SEAF, com finalidade determinada, pactuadas com parlamentares estaduais e federais, inclusive oriundos de emendas. Na gestão de Teté esses “itens” – como maquinários, equipamentos e insumos – acabaram tendo outra destinação, que não aquela pactuada.
O texto apócrifo também pontua o atendimento deficitário prestado a prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais lideranças.
Teté assumiu a secretaria em abril de 2022, após o desligamento de Silvano Amaral, que deixou a pasta para disputar as eleições para deputado estadual. Silvano acabou ficando na suplência. Sua campanha foi marcada por reuniões com a participação de vários prefeitos, secretários municipais e vereadores, enaltecendo o seu trabalho na SEAF. Parte dessas lideranças, agora, defende o regresso de Silvano para secretaria.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49