Alerta
Caos da saúde pode levar a intervenção federal em Mato Grosso
Desembargador destaca que vários pacientes têm ficado sem remédios por inércia do Estado
Política | 05 de Dezembro de 2017 as 08h 58min
Fonte: Redação

O desembargador Sebastião de Moraes Filho, em uma decisão relativa ao fornecimento de remédios para uma paciente de Lúpus Eritematoso Sistêmico, determinou que o Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Saúde (SES), deve fornecer o medicamento Cellcept, sob o risco de sofrer até mesmo uma intervenção federal, em caso de descumprimento.
A decisão, do último dia 30, determina que, tendo em vista que o Governo não possui o medicamento em seus estoques, providencie o remédio imediatamente.
O magistrado ainda mandou o oficial fazer pessoalmente a intimação do secretário de Saúde, Luiz Soares. “Assim, determino a intimação da impetrante para que junte aos autos receituário médico atualizado, bem como três orçamentos, com urgência”, diz a decisão.
O desembargador deu ainda o prazo de 48 horas para o secretário se manifestar no processo sobre o cumprimento da decisão. Em setembro deste ano, o chefe da pasta chegou inclusive a ser preso, após descumprir uma decisão judicial de fornecimento de medicamentos a um paciente de Nova Canaã do Norte.
Luiz Soares foi solto logo em seguida por decisão do Tribunal de Justiça. “Alerte-se o senhor Secretário que diante da incomunicabilidade da justiça para com a rede de saúde, em razão de suas ordens, sua inércia e ou omissão poderá caracterizar, em tese, crime de desobediência, prevaricação ou responsabilidade, sem prejuízo ainda da configuração de ato de improbidade administrativa e da decretação de intervenção federal nos moldes da Constituição Federal e Regimento interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, diz a decisão do desembargador.
A caixa do medicamento Cellcept com 50 comprimidos custa cerca de R$ 1 mil. Ele é indicado para evitar a rejeição de órgãos transplantados, além de também ser usado no tratamento de algumas doenças autoimunes, como o Lúpus. Outra aplicabilidade do remédio é em casos de doenças renais.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30