Sinop
Câmara propõe mudança na lei para coibir o nepotismo
Alteração na legislação proíbe empregar parentes de políticos eleitos até o terceiro grau
Política | 31 de Agosto de 2020 as 16h 39min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop iniciou nesta segunda-feira (31), o processo para tornar ilegal a contratação de parentes de políticos, em cargos públicos. Durante a sessão ordinária, o colegiado aprovou, por unanimidade, a proposta de emenda à lei orgânica municipal.
O projeto, de autoria do vereador Ademir Bortoli (PRB), cria novas normas para nomeação de servidores públicos nos chamados “cargos de confiança” – que são ocupados por livre escolha do político eleito.
A proposta de Bortoli inclui um 13º inciso no artigo 87 da lei orgânica municipal. Esse inciso proíbe a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes, em linha reta ou colateral, até o 3º grau, de prefeitos, vereadores e secretários da administração direta, indireta ou autarquias municipais.
Com esse texto, um parente de um vereador – ou mesmo de um secretário – não pode mais ser lotado em um cargo comissionado na prefeitura, na própria Câmara, na Ager ou mesmo no Previ-Sinop. O mesmo vale para os parentes do prefeito eleito.
Caso essa legislação se estabeleça, o ato de nomear um parente se torna automaticamente nulo.
Segundo Bortoli, autor da proposição, a matéria não foi aprovada em primeira a única votação para que os demais vereadores tenham oportunidade de apresentar emendas. Ele citou como exemplo a sugestão dada por colegas para incluir também o vice-prefeito nas vedações referentes ao nepotismo.
Bortoli diz que decidiu formular a proposição ao tomar conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a autonomia da Câmaras e Assembleias deliberarem sob as legislações que vedam a prática do nepotismo.
O projeto foi aprovado em primeira votação e voltará à apreciação na sessão da próxima semana. Para que a norma entre em vigor, é necessário maioria plena, com 10 dos 15 vereadores votando a favor.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00