Sinop
Câmara define membros da CPI do Nepotismo
Investigação de parentes nomeados para cargos públicos será concluída em 2020
Política | 03 de Dezembro de 2019 as 09h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de Sinop definiu na sessão ordinária de ontem, segunda-feira (2), os vereadores que irão compor a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada para apurar a existência de nepotismo na gestão pública do município.
Foram nomeador para compor a comissão os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Joaninha (MDB), Ícaro Severo (PSDB), e Billy Dal’Bosco (PL). Todos os partidos foram contemplados na formação da CPI, respeitando a proporcionalidade estabelecida por lei. Cabe aos membros eleger, entre si, quem será o presidente e o relator da comissão.
Os vereadores terão prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para encerrar a CPI. Com isso a comissão irá atravessar o recesso legislativo do final de ano e concluir os trabalhos apenas em 2020. Essa será a 6ª CPI instaurada nessa legislatura.
O pedido de abertura da CPI do Nepotismo foi apresentado pelo vereador Adenilson Rocha (PSDB), com assinatura de outros 6 vereadores.
A comissão produzirá um relatório final que deverá ser encaminhado ao Ministério Público, para que tome as medidas legais cabíveis.
A prática de “empregar parentes” é recriminada pela súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que veta expressamente o nepotismo na gestão pública.
A Câmara possui cerca de 20 cargos em comissão, que a rigor são nomeados politicamente, cabendo a definição final ao presidente do legislativo. Na prefeitura os cargos comissionados giram em torno de 450.
Notícias dos Poderes
Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36