Efeitos do 8 de janeiro
Câmara aprova urgência para anistiar golpistas; veja votos dos deputados de MT
Política | 18 de Setembro de 2025 as 11h 47min
Fonte: Gazeta Digital

Com 311 votos favoráveis, contra 163 contrários e 7 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, o PL da anistia, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A bancada de Mato Grosso votou em peso, dos 8 deputados, apenas um votou contrário ao projeto; veja a relação.
O requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos. Com isso, o texto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento, sem precisar passar pelas comissões.
Votaram a favor do projeto: Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), Fábio Garcia (União), José Medeiros (PL), Juarez Costa (MDB) e Rodrigo Zaeli (PL).
O único deputado de Mato Grosso que votou contra ao PL foi Emanuelzinho (MDB).
Aprovado o requerimento, agora a Câmara designará um relator para o projeto nesta quinta-feira (18), para articular um texto substitutivo "que encontre o apoio da maioria ampla da Casa".
Travado há cerca de dois anos, a decisão de pautar a votação foi ordem do presidente da Câmara, Hugo Motta, após reunião no colégio de líderes.
O projeto
De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto concede anistia "aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei".
Aliados de Bolsonaro defendem que a anistia alcance também o ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão, em julgamento concluído na semana passada.
O golpe
Há dois anos e meio, golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram as sedes dos Três Poderes por não aceitarem a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa vai aguardar janela partidária para decidir se seguirá no MDB
27 de Outubro de 2025 as 07h39Pesquisa IDOC aponta Emanuelzinho como um dos líderes e consolida seu caminho para o terceiro mandato
24 de Outubro de 2025 as 14h34'Extrema-direita é o maior cabo eleitoral de Lula', dispara deputado
23 de Outubro de 2025 as 15h56TJ marca sessão para definir lista tríplice para o Quinto da OAB-MT
23 de Outubro de 2025 as 10h58Lula confirma que irá disputar quarto mandato presidencial em 2026
Em entrevistas recentes, Lula havia indicado que gostaria de disputar as eleições do próximo ano, porém levantou dúvidas por conta da saúde.
23 de Outubro de 2025 as 12h15Moraes proíbe visita de presidente do PL a Bolsonaro
Ministro vetou a visita após a decisão na qual a Primeira Turma da Corte decidiu reabrir a investigação da trama golpista contra o político
22 de Outubro de 2025 as 23h17