Sinop
Bortoli é cotado para ser o novo presidente da Câmara
Vereador reeleito é o escolhido da bancada do PMDB e tenta unir o PR na composição
Política | 25 de Outubro de 2016 as 12h 15min
Fonte: Jamerson Miléski
Faltando pouco mais de 2 meses para a posse dos novos vereadores, lideranças articulam e discutem a formação da futura mesa diretora da Câmara de Sinop. Um dos nomes mais sólidos – até o momento – para assumir a presidência em 2017 é do vereador Ademir Bortoli (PMDB).
Bortoli já possui um terço dos votos da próxima legislatura. O PMDB, que elegeu 5 vereadores nessa eleição, fechou questão com Bortoli, escolhendo o vereador para ser o nome do partido que irá disputar a presidência da Câmara. Além do seu próprio voto, Bortoli conta com o apoio dos eleitos, Gilmar Flores (Joaninha), Tony Lenon, Lindomar Guida e Maria José da Saúde, todos do PMDB. O prefeito de Sinop, Juarez Costa, o deputado estadual Silvano Amaral e o presidente do PMDB em Sinop, Jorge Yanai, também endossam o nome de Bortoli para presidência da Câmara. “Nosso nome foi indicado pelo partido e pelos demais vereadores. Somos a maior bancada individual, com 5 vereadores. Além disso, nosso grupo fez o maior número de vereadores, com 9 eleitos. O PMDB esteve junto com o PR, elegendo Rosana Martinelli prefeita. O natural é que o PR esteja junto para que o PMDB fique com a presidência da Câmara”, declarou Bortoli.
Segundo o vereador, o objetivo agora é unir o PR e formar uma mesa diretora equilibrada. Os vereadores Fernando Brandão e Hedvaldo Costa, ambos do PR, já declararam interesse em disputar a presidência. Billy Dal’Bosco (PR), manifestou vontade em compor a mesa diretora. Bortoli ainda não tem o apoio declarado de ninguém do PR, mas dificilmente o partido deve “rachar” com o grupo. “A Rosana volta de viagem no início de novembro. Vamos sentar com a futura prefeita e discutir essa questão, pedindo o apoio para que o PR esteja com a gente nesse projeto”, declarou.
Bortoli também iniciou uma conversa com Dalton Martini (PP), que foi candidato a prefeito pela Frente Alternativa – coligação que elegeu 2 vereadores. A ideia é cativar o apoio de Dalton para que ele ajude a conseguir os votos dos dois eleitos. “Vamos montar uma mesa diretora bem eclética”, garante Bortoli.
A eleição da mesa diretora da Câmara ocorre na primeira sessão do ano. O processo é democrático, com cada um dos 15 vereadores tendo direito a voto. Em geral as eleições são concorridas por chapas, que definem o candidato a presidente, primeiro secretário, vice-presidente, 2º secretário e 2º vice-presidente.
Bortolli na presidência
Com a vitória nas urnas, Bortoli conquistou o seu terceiro mandato como vereador. Ele foi o segundo candidato mais votado, com 1.757 votos, e o primeiro dentro do grupo da prefeita Rosana Martinelli (PR). A trajetória mostra que Bortoli é um político constante. Em sua primeira eleição, em 2008, teve 2.087 votos e na segunda, em 2012, registrou 1.714. “Eu sou político 24 horas por dia. Não tenho um segmento específico, uma categoria ou bairro que vota em mim. Meus votos vem de pessoas que acompanham nosso trabalho e que confiam naquilo que nos propomos a fazer”, explica Bortoli.
A presidência, caso venha, mudará o seu comportamento de vereador. Hoje a franca atuação de Bortolli é em seu gabinete, no atendimento às demandas do público. Esse contato corpo a corpo, costuma ser menos frequente com os vereadores eleitos presidentes. “A função do presidente é cuidar demais vereadores, dando condições deles exercerem bem a sua atividade e administrar a casa do povo. É uma mudança de perfil para mim, mas estou pronto para fazer. Um grupo político se fortalece quando podemos trabalhar para abrir portas e gerar oportunidades para quem está junto”, declarou.
Bortoli tem formação acadêmica em Serviço Social e está concluindo a sua segunda faculdade, no curso de Direito. Ao lado de Hedvaldo Costa (PR), é o vereador mais experiente da próxima legislatura, com 3 mandatos consecutivos. Bortoli já teve uma passagem pelo poder executivo como Secretário de Governo, na gestão Juarez Costa e é o atual líder do prefeito na Câmara.
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23