Sinop
Billy e Bortoli encabeçam nova mesa diretora Câmara
Grupo de situação manteve a união no processo de escolha do próximo presidente
Política | 14 de Dezembro de 2016 as 10h 20min
Fonte: Jamerson Miléski
O grupo de 9 vereadores de situação com 4 possíveis candidatos a presidente da Câmara de Sinop parece ter encontrado um consenso entre si. Mais alinhavados, os vereadores que compõem o bloco de sustentação da próxima prefeita, Rosana Martinelli (PR), se reúnem amanhã, quinta-feira (15), para definir a composição da mesa diretora que assume a gestão da Câmara em 2017.
Ademir Bortoli (PMDB) e Billy Dal’Bosco (PR), que tentavam em separado articular a candidatura a presidente, unificaram o projeto. Segundo Billy, houve um entendimento entre os dois, sustentando o nome de Bortoli para presidente e o seu para primeiro secretário – o segundo cargo mais importante da mesa diretora. “Essa formação e os demais cargos da mesa diretora serão discutidos com os demais vereadores que integram o grupo. O importante é manter a união”, ressaltou o vereador.
A reunião dessa quinta-feira envolverá os vereadores Fernando Brandão, Lindomar Guida, Tony Lenon, Joaninha, Maria José e Professora Branca, além de Bortoli e Billy. A exceção é Hedvaldo Costa (PR), que está em Cuiabá acompanhando uma cirurgia do seu irmão. Por telefone, Hedvaldo disse que mantém seu nome colocado para concorrer ao posto de presidente da Câmara, e que esta é uma decisão que cabe ao grupo. “Não vou impor a minha candidatura, como alguns tentam fazer”, ressaltou.
Fernando Brandão (PR), o 4º nome do grupo que alçava a presidência, decidiu apoiar a dobradinha de Bortoli e Billy. O vereador deve receber um status de líder do prefeito e ser o principal interlocutor de Rosana na Casa de Leis.
Os demais vereadores que não pertencem ao grupo de sustentação da prefeita somam 6 cadeiras, divididas em dois blocos. O PSDB conta com 4 vereadores, integrando o bloco que sustentou a candidatura de Roberto Dorner (PSD), tendo como principal doador de suas campanhas o próprio filho do candidato a prefeito. O outro bloco da oposição é composto por 2 vereadores, Leonardo Visera (PP) e Joacir Testa (PDT). Para que a oposição tenha êxito em articular a próxima mesa diretora será preciso atrair dois vereadores do grupo de Rosana, o que custaria, provavelmente, os dois principais cargos: a presidência e a primeira secretaria.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30