Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 20 de Julho de 2025

Menu

Tensão diplomática

Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro

Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele

Política | 19 de Julho de 2025 as 13h 41min
Fonte: Redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de sanções dos Estados Unidos, reagiu rapidamente: determinou a anexação das postagens do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que defendem medidas contra o magistrado aos autos de um inquérito em curso.

A decisão ocorre após a revogação do visto americano de Moraes e outros ministros, anunciada pelo secretário de Estado Mike Rubio sob alegação de “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro – uma retaliação à atuação do STF.Eduardo Bolsonaro reagiu celebrando a medida internacional, afirmando no X (ex-Twitter): “Eis o CUSTO MORAES … tem muito mais por vir”.

Ao anexar os posts ao inquérito, Moraes reforça investigações que envolvem ofensivas contra a corte e tentativa de influenciar decisões por meio de forças políticas externas. Ainda não se sabe se haverá medidas cautelares contra Eduardo, mas a inclusão já amplia o alcance da apuração. Enquanto isso, a tensão Brasil–EUA sinaliza um desgaste diplomático crescente, após as sanções americanas contra ministros do STF.