Eleições 2024
Aliados viram opositores: Dalton e Rosana no PL vão enfrentar Dorner
Atual vice-prefeito se filiou ao PL, presidido pela ex-prefeita de Sinop
Política | 06 de Outubro de 2023 as 14h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

O palanque que elegeu o atual prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), despencou. Na noite desta quinta-feira (5), o vice-prefeito de Sinop, Dalton Martini, assinou a sua filiação ao PL (Partido Liberal), durante o encontro regional da sigla, realizado em um hotel da cidade.
O PL de Sinop é presidido pela ex-prefeita Rosana Martinelli. Em 2020, Dalton e Rosana desistiram de disputar a prefeitura de Sinop para somar com o projeto de Dorner, que tinha como principal adversário o deputado federal e prefeito por dois mandatos, Juarez Costa. Dalton virou seu vice e Rosana abriu mão da reeleição.
O que nasceu com a proposta de ser uma “gestão compartilhada”, morreu com um racha 9 meses após a posse. Dalton entregou o cargo na secretaria de Obras e os secretários que havia indicado foram exonerados por Dorner. O primeiro racha estava feito.
Desde o começo do ano, Dalton, que estava no PTB, vinha conversando com diferentes partidos, apresentando-se como um pretenso candidato a prefeito. Se aproximou inclusive do MDB, de Juarez Costa. Seu ingresso no PL é praticamente um atestado de que encontrou no partido um ambiente próspero para germinar sua candidatura. “A pretensão é ser candidato e, junto com a Rosana, que é a atual presidente do partido, nós estamos montando um grupo e vamos ser candidato a prefeito sim”, afirmou Dalton em entrevista.
Os figurões do PL marcaram presença no ato de filiação de Dalton. O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e o senador Wellington Fagundes estavam no evento. Costa Neto, afirmou que o PL terá presença marcante nas eleições de 2024 e que o projeto começa com encontros mensais em Sinop. Na cidade, o PL tem 4 cadeiras na Câmara, incluindo o atual presidente, Paulinho Abreu. No Mato Grosso, metade da bancada federal é filiada ao PL, além do senador Fagundes. Para Valdemar, a tendência do PL em Mato Grosso é ter candidaturas próprias na maioria das cidades, embalados pela família Bolsonaro como cabo eleitoral.
Notícias dos Poderes
Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00Em marco histórico, 3 deputadas assumem mandatos na Assembleia ao mesmo tempo
11 de Julho de 2025 as 07h50Deputados da ALMT aprovam em primeira votação projeto do Governo de MT para congelar valores do Fethab
09 de Julho de 2025 as 16h00Adversários históricos estarão juntos em 2026
Neri Geller sela apoio a candidatura de Otaviano Pivetta para governador
09 de Julho de 2025 as 11h06