Eleições 2016
Advogado aponta vícios na pesquisa eleitoral
Coligação pede a suspensão de pesquisa alegando fraude e manipulação de resultados
Política | 30 de Setembro de 2016 as 17h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma pesquisa duvidosa, com indícios de fraude e manipulação de resultados, está distorcendo o processo eleitoral no município de Nova Santa Helena (120km de Sinop). É o que sustenta o advogado João Guedes Carrara, da Coligação Nova Santa Helena, É Pra Frente Que se Anda. O advogado ingressou com um pedido de suspensão da pesquisa com o número de registro MT-03481/2016, que vem sendo exaustivamente divulgada na cidade. A pesquisa foi realizada no dia 20 de setembro pelo Instituto MGS MARKETING & DADOS e foi encomendada por um site de notícias da região.
De acordo com o advogado, o resultado da pesquisa não corresponde as demais amostragens encomendadas pela coligação, feitas para consumo interno. Esse foi o ponto que levou a coligação a questionar a forma como a pesquisa foi feita.
O Instituto MGS Marketing, autor da pesquisa, teve a divulgação de uma pesquisa no município de Juara suspensa por não respeitar o artigo 3° da Resolução TSE nº 23.453. Para o advogado, os mesmos erros foram cometidos na pesquisa feita em Nova Santa Helena. “Nota-se no questionário da pesquisa que o instituto só lançou o nome de um dos candidatos na modalidade espontânea, deixando de constar os outros dois”, relata o advogado na ação.
As pesquisas “espontâneas” não devem trazer nenhum nome de candidatos. Na modalidade estimulada – essa sim deve apresentar o nome de todos os candidatos - o Instituto deixou de fora um dos candidatos. “Salienta-se que isso evidência ainda mais a tentativa de fraude na dita pesquisa”, alega o advogado.
De acordo com o artigo 3º da Resolução nº 23.453 do TSE, a partir do dia 18 de agosto de 2016, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas, mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.
Para que uma pesquisa supostamente fraudulenta não influencie ainda mais o processo eleitoral no município, o advogado pede urgência no julgamento da ação, com imediata suspensão da divulgação e aplicação de multa em caso de descumprimento.
Nova Santa Helena possui cerca de 3,5 mil habitantes de acordo com o IBGE. No município a eleição está sendo polarizada pelos candidatos Roque Carrara (PMDB) e Terezinha Guedes (DEM).
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23