Fraude e direcionamento
Urologista é alvo de operação sobre cirurgias superfaturadas em MT
Polícia apura esquema que teria simulado concorrência entre empresas para superfaturar serviços
Polícia | 05 de Novembro de 2025 as 10h 58min
Fonte: Gazeta Digital

O urologista Carlos Evaristo Metello foi um dos alvos de mandado de busca e apreensão da Operação Fio de Aço, da Polícia Civil, deflagrada na terça-feira (4), que investiga um suposto esquema criminoso de direcionamento de contratações e simulação de concorrência entre empresas para a realização de procedimentos médicos custeados com recursos públicos.
No currículo de Metello, consta atuação como professor de Urologia na UFMT e de Medicina na Unic, mestre em Gestão, responsável pelo setor de Urologia Reconstrutiva do Hospital Universitário Júlio Müller, além de responsável técnico da Urologia do Hospital Estadual Santa Casa e do Hospital Metropolitano, e membro concursado da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS-Cuiabá).
A Polícia não revelou detalhes sobre a suposta atuação do médico no esquema.
Ao todo foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas alvo, bem como nos endereços dos investigados.
Além das buscas por equipamentos eletrônicos e documentos relacionados aos fatos criminosos, foi determinado pelo Poder Judiciário o sequestro de bens imóveis e veículos e o bloqueio de bens e valores, tanto das pessoas jurídicas apontadas como autoras dos orçamentos suspeitos quanto de seus sócios e terceiros envolvidos no esquema criminoso.
Os investigados estão proibidos de manter contato entre si, bem como com testemunhas, sobretudo com servidores da Defensoria Pública de Mato Grosso, do Ministério Público e do Poder Judiciário, e, ainda, de se ausentar da cidade sem autorização judicial.
As investigações da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) tiveram início a partir de uma denúncia encaminhada pelo Poder Judiciário, por intermédio do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania da Saúde Pública (Cejusc), que detectou sobrepreço em orçamentos apresentados em processos judiciais que envolviam a realização de procedimentos médicos custeados com recursos públicos, ajuizados em diferentes comarcas de Mato Grosso.
O Cejusc encontrou discordâncias entre valores apresentados por empresas privadas no bojo de processos judiciais, a partir do deferimento de obrigação de custeio em desfavor do Estado de Mato Grosso.
As investigações apontaram a existência de um padrão de comportamento, que revelou uma estrutura organizada para direcionar contratações e simular a concorrência entre empresas que, na aparência, apresentam ao Poder Judiciário orçamentos distintos, mas que, na essência, são controladas ou geridas pelo mesmo núcleo de pessoas.
O resultado da ação criminosa, ao longo de anos, se deu no pagamento de orçamentos superfaturados, por meio da expedição de alvarás judiciais, ocorrendo a apropriação de dinheiro público por aqueles que prestam atendimento a pacientes regulados pelo SUS e assistidos pela Defensoria Pública.
A reportagem entrou em contato com o médico, mas até a publicação desta matéria não teve retorno.
Notícias dos Poderes
Polícia cumpre mandados contra médicos investigados por desvio de recursos públicos em MT
Operação Fio de Aço apura esquema que teria inflado orçamentos de cirurgias para pacientes do SUS; prejuízo pode chegar a R$ 8 milhões
06 de Novembro de 2025 as 09h28Ferido invade loja após confusão em ponto de drogas em cidade de MT
Polícia Militar apurou que o homem tentava escapar de agressões; outra vítima foi socorrida em estado grave.
06 de Novembro de 2025 as 09h26Família vai a velório e carros são queimados por facção em MT
Residência foi palco de morte um dia antes.
06 de Novembro de 2025 as 09h24Alunos tentam envenenar professoras com brigadeiro após nota baixa
A motivação dos alunos, conforme a investigação, seria o medo de serem colocados em recuperação escolar
06 de Novembro de 2025 as 09h20Polícia prende acusado de matar professora que foi sequestrada em Mato Grosso
O corpo foi encontrado no Jeep Compass que era dela
06 de Novembro de 2025 as 09h18Ossada humana é encontrada em mata próxima a área do Exército
O material encontrado será encaminhado à Politec, que realizará análise genética
06 de Novembro de 2025 as 08h59Casal é preso suspeito de matar freira e roubar R$ 50 mil
Os dois eram inquilinos da religiosa e estariam devendo alugueis a ela.
06 de Novembro de 2025 as 08h56Homem é preso após sequestrar e levar criança para área de matagal
Vítima conseguiu fugir e pedir ajuda
06 de Novembro de 2025 as 08h49