Operação
Polícia Civil deflagra ''Operação Energia Limpa'' de combate ao furto de energia
Infrator pode pegar de 1 a 5 anos de prisão
Polícia | 30 de Abril de 2025 as 08h 07min
Fonte: Assessoria

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (29.4), a “Operação Energia Limpa”, que visa coibir ações criminosas de furto de energia. Na ação, um homem foi conduzido à delegacia, em flagrante, por furto de energia elétrica, mediante fraude.
A operação contou com apoio da Rede Energisa e da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec). Após perícia técnica no transformador da unidade consumidora, procedida pela Politec, foi constatado um desvio direto da rede de uma das fases de energia.
Conforme os peritos, a atividade realizada de forma clandestina, tinha como objetivo maquiar o consumo e reduzir o valor da fatura.
O delito está sendo investigado pela PJC . Os envolvidos foram conduzidos à delegacia para apuração criminal dos corretos autores.
"Essa trabalho em conjunto com os órgãos fiscalizadores e a Energisa é imprescindível para o combate ao delito fraudulento. A Polícia Civil mantém seu compromisso em zelar pela sociedade e garantir a ordem pública, mediante investigação, para apurar e reprimir os delitos; em defesa da paz social de Rosário Oeste", disse o delegado Mauro Perassolli.
Em 2025 já foram realizadas 50 operações em todo o estado, 27 pessoas foram levadas para delegacia e vão responder criminalmente. A fraude e o furto de energia estão enquadrados nos artigos 155 e 171 do Código Penal, e o infrator pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.
A Energisa salienta que esse manejo clandestino da energia elétrica pode gerar oscilação na energia da região, queima de equipamentos elétricos de quem faz e dos vizinhos, curto-circuito e acidentes fatais, colocando em risco a vida de pessoas e animais.
Notícias dos Poderes
Sinop: Mulher é morta a pauladas e suspeito seria o marido
22 de Maio de 2025 as 08h35Bando se passa por funcionários de telefonia e furta 5,8 toneladas de fios de cobre e de fibra óptica
21 de Maio de 2025 as 19h39Homem contrata travestis, não tem dinheiro para pagar e é deixado pelado na rua
Sensibilizada, Brubru pediu ajuda para uma amiga que arrumou uma sacola e colocou como uma espécie de frauda para que o homem tampasse suas partes íntimas
21 de Maio de 2025 as 18h21Morador de rua é morto com golpes de faca após defender mulher de agressão do filho
21 de Maio de 2025 as 15h07Empresários que aplicaram golpe de R$ 7 milhões em formandos se entregam à Polícia Civil
21 de Maio de 2025 as 15h04'Garoto do PCC' assaltou prédio de luxo e levou R$ 1 milhão em Cuiabá
21 de Maio de 2025 as 12h51Aluno diz que matou colega de 14 anos de sala por inveja: 'Simbolizava a alegria que eu não tinha'
21 de Maio de 2025 as 07h12Bebê é deixado em boca de fumo como garantia de pagamento de dívida no Paraná, diz Conselho Tutelar
Polícia Civil registrou o caso e tenta identificar os pais da criança, que poderão responder por abandono de incapaz
21 de Maio de 2025 as 07h06