Operação
PJC desarticula grupo criminoso responsável por furtos de cabos de cobre em Sinop e região
Quadrilha está envolvida na subtração de mais de 17 toneladas de cobre em propriedades de 11 cidades do estado
Polícia | 22 de Outubro de 2025 as 13h 09min
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (22.10), a terceira fase da Operação Alta Tensão, para cumprimento de ordens judiciais com alvo na desarticulação de uma organização criminosa que agia de forma premeditada e sistemática na subtração de cabos de cobre de propriedades rurais de 11 cidades da região norte do estado, causando graves prejuízos ao agronegócio.
Na operação, deflagrada após investigação realizada pela Delegacia de Polícia de Sorriso, são cumpridos mandados de prisão de nove pessoas envolvidas no esquema criminoso, além de ordens judiciais de sequestro e bloqueio de altos valores e da suspensão da atividade econômica da principal empresa receptadora do material furtado.
Todos os mandados são cumpridos na cidade de Sinop. Até o momento, seis alvos foram presos além de serem apreendidos carros de luxo e mais de R$ 83 mil em dinheiro.
As investigações apontam que grupo criminoso estaria envolvido em pelo menos 37 furtos e demais crimes patrimoniais em toda região do médio norte do Mato Grosso, atuando entre os anos de 2023 e 2025, tendo como principais cidades afetadas Sorriso, Lucas do Rio Verde, Vera, Sinop, dentre outras da região. A mesma quadrilha também praticou crimes semelhantes em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Os alvos estão envolvidos em crimes de furto qualificado pelo concurso de pessoas e majorado pelo repouso noturno, organização criminosa armada (ou associação criminosa armada), lavagem de capitais, receptação qualificada no exercício de atividade comercial. A movimentação financeira do grupo, em análise preliminar, supera os milhões em prejuízos, e 17,5 toneladas de fios subtraídos.
Investigações
O inquérito policial foi instaurado no início do ano, após o registro de diversas ocorrências de furto, inicialmente relatadas por pessoas de uma propriedade rural no município de Sorriso. Os criminosos atuavam durante a noite e tinham como alvo principal os cabos de cobre utilizados em sistemas de irrigação (pivôs centrais), além de outros objetos de valor nas propriedades invadidas.
Durante a apuração dos fatos, policiais da Delegacia de Sorriso realizaram diligências no local do crime e analisaram imagens de câmeras de monitoramento. As investigações contaram ainda com o uso de técnicas avançadas, incluindo a quebra de sigilos telemático e fiscal, que contribuíram para a identificação dos envolvidos.
A investigação apontou que o material furtado era levado para uma propriedade rural, onde era realizada a "limpeza" (queima dos cabos para remoção da borracha e separação do cobre). Em seguida, o cobre era imediatamente comercializado na empresa de sucatas, de propriedade de um dos investigados.
Outro envolvido, apontado como líder do grupo, era o responsável pela venda do material. As imagens do circuito interno da empresa comprovaram a participação sistemática da organização, incluindo o auxílio de colaboradores e gerentes da receptadora no processo de pesagem, cadastramento, e pagamento da sucata.
Com a conclusão do inquérito e o desmantelamento da cadeia criminosa – desde os executores até os receptadores da empresa – o delegado responsável pelas investigações Paulo Brambila representou pela prisão preventiva dos envolvidos, que foram deferidas pela Justiça.
Em fevereiro, durante o trabalho investigativo, três integrantes do grupo criminoso foram presos. Um deles foi solto e é um dos alvos dos manados de prisão da operação.
Notícias dos Poderes
Mulher desvia R$ 60 milhões de fundo para crianças pobres, compra mansão e dá Mercedes de presente ao namorado
Fraude envolvendo Connie Bobo, de 46 anos, ocorreu no Missouri, EUA
24 de Outubro de 2025 as 08h13Padre é denunciado por abusar de jovem durante oração
Crime ocorreu em 11 de fevereiro de 2022, mas a ação penal só foi recebida três anos depois. Padre responde ao processo em liberdade
23 de Outubro de 2025 as 20h32Homem invade transportadora e ateia fogo em caminhão de MT
Suspeito fugiu
23 de Outubro de 2025 as 20h30Gerente de banco é achado morto dentro de hotel em MT
Causa da morte está sendo apurada
23 de Outubro de 2025 as 20h26Homem é morto a facadas após tentar beijar amigo durante bebedeira
O assassino, um jovem de 22 anos, foi preso em flagrante e confessou.
24 de Outubro de 2025 as 05h54Idoso é esfaqueado no pênis após negar dinheiro para namorada de 22 anos
Mulher de 22 anos, que seria usuária de drogas e mantinha relacionamento com a vítima, fugiu após o ataque e é procurada pela polícia
23 de Outubro de 2025 as 19h52