Caso Internacional
Integrante de cartel conhecida como 'La Diabla' é presa após atrair grávidas vulneráveis, matá-las e vender os seus filhos
Martha Alicia Mendez Aguilar é acusada de chefiar um esquema macabro de tráfico de bebês e comércio ilegal de órgãos no México
Polícia | 26 de Setembro de 2025 as 09h 01min
Fonte: Extra Globo

Uma integrante de cartel do tráfico de drogas conhecida como “La Diabla” (A Diaba) foi presa em operação conjunta entre EUA e México, acusada de chefiar um esquema macabro de tráfico de bebês e comércio ilegal de órgãos, anunciaram autoridades federais.
Martha Alicia Mendez Aguilar, integrante do Cartel Jalisco Nueva Generación, no México, atraía mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade para locais isolados. Lá realizava cesarianas ilegais e muitas vezes matava as mães, segundo a CBS News.
Depois, ela retirava os órgãos das vítimas e vendia os recém-nascidos a casais nos EUA por até 250 mil pesos mexicanos (cerca de R$ 80 mil), de acordo com o gabinete da diretora de Inteligência Nacional dos EUA, Tulsi Gabbard.
“Esse é um exemplo do que cartéis terroristas são capazes de fazer para diversificar suas fontes de renda e financiar operações”, disse Joe Kent, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, ligado a Tulsi.
Ele afirmou que sua agência e outras instituições americanas forneceram a inteligência que levou à captura de Mendez Aguilar pelas autoridades mexicanas no dia 2 de setembro, em Juárez, cidade na fronteira com El Paso (EUA).
“A vida de mulheres e crianças inocentes dependia dessa prisão”, destacou Kent.
Mendez Aguilar segue sob custódia no México, disseram autoridades de inteligência à CBS News. A investigação sobre a rede criminosa ainda está em andamento.
O caso mostra como os EUA vêm intensificando a ofensiva contra a atuação de cartéis mexicanos desde que o então presidente Donald Trump assinou, em janeiro, uma ordem executiva que classificou cartéis e gangues transnacionais como organizações terroristas estrangeiras (FTOs). O Cartel Jalisco Nueva Generación entrou oficialmente nessa lista em fevereiro.
Essa classificação, geralmente usada para grupos como a al-Qaeda e Estado Islâmico, dá aos EUA maior alcance para agir contra essas organizações, incluindo uso de inteligência, sanções e até apoio militar, muito além dos recursos aplicados em processos criminais comuns.
Notícias dos Poderes
Homem que invadiu e matou a ex na frente da filha em MT é preso
01 de Novembro de 2025 as 13h28Corpo decapitado é encontrado dentro de saco de lixo em Cáceres; três são detidos
01 de Novembro de 2025 as 13h27Homem é encontrado morto em área de mata em Sinop
31 de Outubro de 2025 as 18h00Polícia Civil incinera mais de 1,1 toneladas de entorpecentes
Drogas foram apreendidas em ações das Forças de Segurança realizadas entre os meses de junho a outubro
31 de Outubro de 2025 as 16h45DNA confirma que sêmen encontrado em mulher é de motoboy torturado e morto com tiros na cabeça em Cuiabá
A Politec dará prosseguimento aos exames complementares e à inserção definitiva do perfil no sistema
31 de Outubro de 2025 as 15h34Filho de 17 anos mata o pai com tiros e facadas no interior
31 de Outubro de 2025 as 10h56Policiais são presos com mais de 70 kg de ouro no Amazonas
Ao todo, foram apreendidas 77 barras de ouro, avaliadas em cerca de R$ 45 milhões.
31 de Outubro de 2025 as 09h55Escravo sexual é resgatado após passar mais de um ano em cárcere
Suspeito foi preso pela PJC
31 de Outubro de 2025 as 09h42