'Crime do cartório'
Ex-tabeliã é condenada a 20 anos por encomendar morte de funcionária em MT
Polícia | 07 de Julho de 2025 as 08h 00min
Fonte: O documento

Silvana Souza de Freitas Gonçalvez, ex-tabeliã substituta de Pontes e Lacerda, foi condenada a 20 anos de prisão em regime fechado por ter encomendado o assassinato da ex-funcionária Vilmara de Paula, morta a tiros em 2007.
A nova sentença foi proferida pelo Tribunal do Júri no fim de junho, após a anulação do primeiro julgamento, realizado em 2024.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), Silvana e sua família pagaram R$ 10 mil pela execução da vítima, em crime que ficou conhecido como o “crime do cartório”.
Os jurados reconheceram a autoria do crime e as qualificadoras de homicídio mediante pagamento e com recurso que dificultou a defesa da vítima.
O juiz Luiz Antônio Muniz Rocha, responsável pela sentença, destacou como circunstâncias agravantes a premeditação e o fato de o homicídio ter sido cometido na presença do filho de Vilmara. Ele determinou a prisão imediata da ré, ressaltando o impacto social do crime e a necessidade de justiça.
Vilmara trabalhava no cartório da família de Silvana e foi demitida após denunciar irregularidades internas. Ela chegou a ingressar com uma ação trabalhista e pedido de indenização por danos morais no valor de R$ 870 mil. Segundo a investigação, além das denúncias, Vilmara relatava ser humilhada constantemente por Silvana — o que teria motivado o crime.
O assassinato aconteceu no dia 27 de junho de 2007, por volta das 18h, próximo ao “Bar do Tonho”, em Pontes e Lacerda. O executor foi o vigia noturno Márcio da Cruz Pinho, já condenado. Outros envolvidos também já foram punidos, entre eles o policial militar Aurindo Soares, condenado a 21 anos por ter intermediado a contratação do assassino.
Notícias dos Poderes
Homem é flagrado estuprando mulher atrás de rodoviária e só para após gritos de socorro
12 de Julho de 2025 as 14h06Ex-jogador caiu em emboscada armada por 'amigo' e crime foi motivado por ciúmes, diz delegado
12 de Julho de 2025 as 00h47PC conclui inquérito e indicia mandantes do assassinato do advogado Renato Nery
11 de Julho de 2025 as 17h03Suspeito de matar campeão mundial com a Seleção Brasileira de vôlei é procurado pela polícia em Cuiabá
A suspeita é que Everton 'Boi' foi feito refém, pois o atirador estava no mesmo veículo, segundo a polícia.
11 de Julho de 2025 as 15h14Ex-jogador de vôlei é morto a tiros dentro de caminhonete após possível sequestro em Cuiabá
11 de Julho de 2025 as 10h02Irmã de adolescente morta por namorado médico está consciente e bebê fora de risco
A jovem está gestante de oito meses, e, felizmente, não teve a barriga atingida durante o ataque
11 de Julho de 2025 as 07h57Psiquiatra alertou para piora do quadro mental de agressor na véspera do ataque à escola de Estação, diz delegado
Agressor “não tinha motivação expressa” e entrou em colégio de maneira aleatória, conforme apurado em depoimentos
10 de Julho de 2025 as 16h09