Notícias dos Poderes
Um Santo remédio pra saúde
Notícias dos Poderes | 08 de Novembro de 2023 as 14h 47min
O que o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, irá fazer a respeito da UPA e outras 9 unidades de saúde do município que eram gerenciadas pelo IGPP (Instituto de Gestão de Políticas Públicas)? Com o Instituto sendo investigado por desviar recursos públicos a gestão vai manter o contrato terceirizando os serviços?
Dorner pode afirmar que não é corrupto e que se houve desvio de dinheiro, foi uma ação exclusiva do IGPP. Mas foi a gestão do atual prefeito que escolheu o instituto. Não apenas uma vez, mas três.
E maio de 2022, cansado de receber queixas sobre o atendimento na UPA 24h, Dorner foi até a frente da Unidade para anunciar que estava rompendo o contrato com o ISSRV – empresa que prestava o serviço terceirizado desde 2019. Foi uma decisão unilateral, objetiva. No ato, a prefeitura não retomou para si os serviços. Ao invés disso contratou, em caráter emergencial, o IGPP. Seis meses depois, quando o contrato venceu, renovou com o IGPP e fez isso por mais uma vez, até que a Polícia Civil, com ordem da justiça, suspendesse a atividade do Instituto em Sinop.
Nesse momento Dorner tem duas coisas a seu favor. A primeira é o benefício da dúvida, considerando que de fato a corrupção foi um ato exclusivo do Instituto, sem a participação da sua gestão. O segundo ponto em favor do prefeito é o Poder de Escolha.
Dorner pode repetir o que fez quando estava descontente com o ISSRV. Pode extinguir o contrato e chamar outra organização social de saúde para assumir os serviços, de forma quase instantânea. Seria um gesto de lisura para com a coisa pública. O risco é de cair no mesmo buraco duas vezes.
A gestão entraria em total descrédito se apostasse novamente em um instituto falho. E por “falho”, entenda-se não apenas desonesto. Quem assumir os serviços da UPA e das demais unidades de Saúde a partir de agora precisa ser integro e sério, mas também comprometido com as demandas da cidade e acima de tudo, saber executar o serviço.
Como Dorner bem aprendeu com o IGPP, ninguém tem bola de cristal para saber como uma empresa vai se comportar na hora de prestar serviço ao município. Mas é possível reduzir a margens de erro apostando em quem se conhece.
E nesse caso, a resposta mais óbvia é a Fundação de Saúde Comunitária Santo Antônio. Essa entidade faz saúde em Sinop antes do SUS existir. Não há o que se falar da vocação e da capacidade técnica da Fundação Santo Antônio na prestação de serviços de saúde. O mais importante, para esse momento, é o fato de que essa instituição está bem aqui, com suas bases cravadas em Sinop desde 1989. Não é como se o prefeito fosse contratar um CNPJ cuja sede está em São Paulo ou em Goiás. Diferente do IGPP ou mesmo do ISSRV, a Fundação Santo Antônio não vai sair da cidade de Sinop quando o contrato acabar, seja por prazo ou por investigação. Os sinopenses também sabem exatamente quem são os diretores e os conselheiros da Fundação – todos eles muito bem assentados em Sinop.
Na fé católica, é comum se apegar a um Santo como intermediário das orações para Deus. O argumento por traz da crença é de que um Santo, embora esteja no céu, já foi um ser humano, então está mais próximo dos mortais e por isso pode compreende-los. Talvez se apegar ao Santo seja uma forma da Gestão Municipal encontrar a remissão dos pecados cometidos na saúde. Nesse caso, um santo de casa pode sim fazer milagres.
Notícias dos Poderes
TRE/MT EM CRISE
13 de Maio de 2025 as 10h29Janaina Riva e mais seis deputados não foram contemplados este ano com emendas
DADOS SÃO DO PORTAL TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO. EM COMPENSAÇÃO EM ANOS ANTERIOES ELA FOI CONTEMPLADA NA MÉDIA COM OS MESMOS VALORES QUE OS DEMAIS 23 DEPUTADOS COM ALGUMAS DISTORÇÕES.
02 de Maio de 2025 as 12h51Fábio responde acusações e relembra passado de José Riva e Lulula Ribeiro
SECRETÁRIO DA CASA CIVIL RESPONDE DEPUTADA E AUMENTA A PRESSÃO NA RELAÇÃO EXECUTIVO E LEGISLATIVO
30 de Abril de 2025 as 22h36Janaina faz duras críticas a Fábio Garcia e manda recado a Mauro Mendes
ÚNICA DEPUTADA ACUSA CHEFE DA CASA CIVIL DE MACHISMO INSTITUCIONALIZADO, PERSEGUIÇÃO E USO DE DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ELEITORAL
30 de Abril de 2025 as 16h56Antecipação do processo eleitoral de 2026 causa dúvidas quanto ao futuro do governador Mauro Mendes
29 de Abril de 2025 as 07h00Gisela se recusa a dar posse para diretoria que apoiou opositora
16 de Abril de 2025 as 10h14O MDB caiu junto com o cocar
10 de Abril de 2025 as 16h02Governador Rafael Fontelles do Piauí se reúne com gigantes do agro de Mato Grosso
Encontro reuniu os primos Blairo e Erai Maggi, Otaviano Pivetta, Luiz Antônio Pagot, Mauro Carvalho, Cornélio Sanders e Gregory Sanders, Samuel Maggi Locks e Claudinei Zenatti
04 de Abril de 2025 as 09h39