Alta demanda
Voto de Rabaneda no Conselho Nacional evita extinção do 2º Juizado Especial de Sinop
Após pedido de vista do conselheiro, CNJ reconheceu a importância da unidade judiciária
Geral | 03 de Junho de 2025 as 17h 40min
Fonte: Dialum Assessoria

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) arquivou o processo que analisava a legalidade da criação do 2º Juizado Especial de Sinop. A decisão foi tomada após pedido de vista do conselheiro Ulisses Rabaneda, que votou contrário à extinção. Rabaneda considerou o funcionamento da estrutura como fundamental diante da alta demanda judicial.
O debate foi provocado por um procedimento de Nota Técnica protocolado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), visando confirmar a regularidade da instauração do 2º Juizado. Inicialmente, a decisão caminhava para uma possível extinção até que fosse comprovado o atendimento de uma série de critérios da Resolução CNJ nº 184/2013.
No entanto, após pedido de vista do Conselheiro Ulisses Rabaneda, foi constatado que a lei estadual que instituiu a criação de cargos para a unidade foi aprovada pela Assembleia Legislativa e está em pleno vigor. Além disso, o conselheiro destacou que, conforme alertado pelo TJMT, o Juizado já conta com elevado número de processos em andamento e fluxo intenso de novos casos.
A instalação do 2º Juizado Especial foi efetivada pelo Poder Judiciário em 2024 com a promessa de fortalecer os trabalhos nas esferas cível, criminal e de Fazenda Pública. Segundo apontado pelo Fórum da Comarca de Sinop, antes da criação da nova unidade, existiam mais de 10 mil processos para serem julgados por apenas um juiz.
Em seu voto, Ulisses Rabaneda considerou ainda os argumentos e o alerta de alta demanda judicial feito pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) e pela OAB Subseção de Sinop. As entidades reforçaram que o pedido de criação partiu de diversos setores da sociedade, incluindo Poder Executivo e Legislativo local e a própria população sinopense.
“Estes aspectos trazidos tanto pelo TJMT, quanto pela OAB, recomendam a manutenção da situação fática. Permitir o funcionamento do 2º Juizado Especial de Sinop/MT, sem outras condições, é medida necessária à célere e adequada entrega da prestação jurisdicional, notadamente diante dos números apresentados”, pontuou o conselheiro.
Notícias dos Poderes
Governo suspende leilão do lote que incluía o trecho Sinop-Vera
Vícios no processo licitatório foram apontados pelo TCE, que recomendou a suspensão.
27 de Agosto de 2025 as 15h41Sema abre inscrições para atendimento em mutirão do CAR Digital 2.0 em Sinop
Atendimento será nos dias 02 a 05 de setembro, das 8h às 18h, na sede do Sindicato Rural de Sinop.
27 de Agosto de 2025 as 15h30Maníaco que perseguia estudante de 14 anos é preso com presente que daria à vítima
27 de Agosto de 2025 as 15h21Entenda o que é e como vai funcionar a nova tecnologia da TV 3.0
Expectativa do governo é de que o modelo entre no ar em junho de 2026
27 de Agosto de 2025 as 14h59CNJ proíbe TJ de pagar benefícios retroativos a 2,4 mil servidores
Os valores devidos poderiam atingir a cifra de R$ 3 bilhões; TJ tem 10 dias para prestar informações
27 de Agosto de 2025 as 14h42Vizinhos salvam idosa cadeirante em casa de madeira pegando fogo em Sinop
27 de Agosto de 2025 as 14h26Bravante investirá R$ 15 milhões em pavimentação e drenagem na Avenida Oscar Niemeyern em Sinop
27 de Agosto de 2025 as 13h54UNESIN segue comprometida na busca por uma solução na alteração no ISS da construção civil em Sinop
Reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento de Sinop, a UNESIN permanece empenhada em colaborar com uma solução equilibrada.
27 de Agosto de 2025 as 11h34