Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 18 de Julho de 2025

Menu

Em Podcast

'Trump ataca soberania brasileira e fortalece Lula para 2026', avalia economista

Geral | 18 de Julho de 2025 as 08h 57min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

A investida do presidente americano Donald Trump de taxar produtos brasileiros em 50% é muito mais do que uma medida econômica: trata-se de um ataque político direto à soberania brasileira. Essa é a análise do economista Vivaldo Lopes, em entrevista exclusiva ao podcast Radar News, no Canal da TV Única, nessa quarta-feira (16).

"É uma tentativa inédita na história do Brasil, inédita nas relações de 200 anos entre o Brasil e os Estados Unidos. Não houve um presidente americano tentar intervir brutalmente, diretamente, na soberania nacional." (Veja a entrevista completa no final da matéria)

Vivaldo Lopes defende que a reação do governo brasileiro a essa "intervenção brutal" tem sido um ponto positivo para o atual

Nós não podemos abrir mão da lei econômica da reciprocidade, porque também a gente não pode ficar de quatro para atender a vontade de um déspota presidente.

"A reação do governo brasileiro foi boa. O presidente Lula se posicionou de forma firme na defesa da democracia e da soberania e foi sóbrio", avalia o economista.

O economista ressalta a importância de o Brasil não ceder às pressões.

"Nós não podemos abrir mão da lei econômica da reciprocidade, porque também a gente não pode ficar de quatro para atender a vontade de um déspota", disse ele, defendendo que o país deve demonstrar força, ainda que a retaliação seja a última saída.