Endividamento
TCE lança plataforma digital para receber contratos de consignados entre financeiras e servidores
Geral | 17 de Junho de 2025 as 07h 15min
Fonte: TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizou uma plataforma digital para receber os contratos de empréstimos consignados firmados entre instituições financeiras e servidores públicos. Conforme deliberação da mesa técnica que apura o superendividamento no estado, os documentos devem ser enviados pelas empresas até o dia 30 de junho.
A criação da plataforma foi determinada pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, após reunião realizada com as instituições na última quinta-feira (12). “Essa ferramenta vai garantir ainda mais segurança e controle na análise das informações. São 62 mil contratos ativos e precisamos saber o valor, a taxa de juros e quantos anos da vida o servidor está comprometendo,” destacou.
Desenvolvida pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), a plataforma segue padrões de segurança da informação, alinhados às normas internacionais ISO/IEC 27001 e ISO/IEC 27701. Entre os recursos implementados estão o controle de acesso com autenticação multifator, criptografia dos dados, rastreabilidade das operações e armazenamento em ambiente segregado e monitorado.
O procedimento de envio está dividido em três etapas: preenchimento do Termo de Responsabilidade, preparação dos arquivos, de acordo com as orientações do Manual de Boas Práticas disponível na página inicial da plataforma, e envio dos contratos em formato PDF com OCR. O não envio no prazo estabelecido ou em desconformidade com os critérios técnicos poderá ensejar medidas administrativas cabíveis.
Mais informações, além dos manuais, do termo de responsabilidade e da Nota Técnica nº 62/2025, estão disponíveis no hotsite do TCE-MT:? https://www.tce.mt.gov.br/hotsites/fiscalizaconsignados/
A mesa técnica
Instalada no fim de maio, a mesa técnica conduzida pelo TCE-MT reúne representantes do Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades sindicais para discutir soluções para a crise do crédito consignado no Estado. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf e está sob relatoria do conselheiro Campos Neto.
O grupo tem como objetivo analisar o cenário de superendividamento dos servidores públicos estaduais, identificar possíveis irregularidades e propor medidas para garantir maior transparência e controle sobre os contratos. Um dos primeiros encaminhamentos foi a exigência de entrega dos contratos por parte das instituições financeiras e correspondentes bancários, etapa que será viabilizada por meio da nova plataforma digital.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros entrega medalhas a militares e civis em cerimônia dos 61 anos da corporação
Entrega da honraria é um reconhecimento ao compromisso e à dedicação que marcam a história da corporação
21 de Agosto de 2025 as 09h23Estudante crava lápis na cabeça de colega após briga dentro de escola no litoral de SP
Menino de 9 anos precisou ser hospitalizado para remoção do objeto. Ele levou pontos e segue em observação. Caso ocorreu em Praia Grande (SP)
20 de Agosto de 2025 as 19h59Governador atende setor e prorroga Proalmat até 2032
Medida vai beneficiar mais de 2.100 produtores e dezenas de milhares de trabalhadores
21 de Agosto de 2025 as 08h00TCE-MT emite parecer favorável às contas do Governo do Estado, mas faz alertas sobre Nova Rota do Oeste e Parque Novo Mato Grosso
Sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, o balanço foi apreciado na sessão extraordinária nesta quarta-feira
21 de Agosto de 2025 as 07h50Corolla Cross bate de frente com caminhão e homem morre na BR-163
Um passageiro que também estava no veículo foi socorrido e encaminhado ao hospital
20 de Agosto de 2025 as 17h26STF dá aval e Mato Grosso poderá expor lista de milionários que devem ao fisco estadual
20 de Agosto de 2025 as 16h38Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos em 48h
Os eventos serão realizados na Praia do Cortado, a montante (acima) do Rio Teles Pires e não terá alteração no nível da água, pois pertence ao reservatório da UHE Sinop
20 de Agosto de 2025 as 15h45Equipamentos da radioterapia chegam a Sinop
Projeção é de que unidade oferte o tratamento contra o câncer até novembro
20 de Agosto de 2025 as 15h20