Hilux e Corolla
Supremo autoriza PF a usar carros de desembargador e lobista
Geral | 28 de Abril de 2025 as 19h 34min
Fonte: Mídia News

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a utilizar, em operações policiais, os veículos do desembargador do Tribunal de Justiça João Ferreira Filho, do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e outros três advogados.
Os carros – de alto valor comercial – foram apreendidos pela própria Polícia Federal em novembro passado, durante a Operação Sisamnes, que apura um suposto esquema de venda de sentença na Justiça de Mato Grosso. A suspeita surgiu a partir de mensagens colhidas no celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá.
A decisão é de terça-feira passada (23) e atende pedidos feitos pela corporação ao ministro.
Entre os carros estão três Toyota Corolla e três Toyota Hilux. Um Corolla pertence ao desembargador João Ferreira, e duas Hilux ao lobista Andreson.
Os outros veículos pertencem à esposa de Andreson, a advogada Mirian de Mello Gonçalves, e aos também advogados Rafael Macedo Martins e Rodrigo Vechiato da Silveira.
Na decisão, Zanin destacou que a medida "atende ao interesse público, uma vez que atende à demanda por veículos com características similares à dos veículos apreendidos, para uso em operações da Polícia Federal, ao mesmo tempo que minimiza os efeitos deletérios que a apreensão sem uso dos automóveis produz".
Apesar da permissão, o ministro determinou que a Polícia Federal envie relatórios periódicos à Justiça sobre o estado de conservação dos veículos.
Os veículos serão usados pela superintendência de Mato Grosso e também pela Dicor (Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção).
Confira a lista dos veículos autorizados para uso:
Toyota Corolla, cor branca – propriedade de João Ferreira Filho
Honda HR-V EXL HS, cor branca – propriedade de Rafael Macedo Martins
Toyota Hilux, cor branca – propriedade de Andreson de Oliveira Gonçalves
Toyota Hilux, cor cinza – propriedade de Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves
Toyota Hilux, cor cinza – propriedade de Andreson de Oliveira Gonçalves
Toyota RAV4, cor cinza – propriedade de Rodrigo Vechiato da Silveira
Toyota Corolla, cor branca – propriedade de Rafael Macedo Martins
Toyota Corolla, cor branca – propriedade de Rodrigo Vechiato da Silveira
Operação Sisamnes
Em novembro do ano passado, a Operação Sisamnes teve como alvos de medidas cautelares o desembargador Sebastião de Moraes Filho, o desembargador João Ferreira Filho, o advogado Flaviano Kleber Taques Figueiredo, os empresários do ramo de mineração e sócios do grupo Fource Valdoir Slapak e Haroldo Augusto Filho, além do advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho de Sebastião de Moraes Filho.
Também foram alvos o ex-assessor Rodrigo Vechiato da Silveira, o ex-servidor do Tribunal de Justiça Rafael Macedo Martins, o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e sua esposa, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues Gonçalves.
O principal alvo da Operação Sisamnes foi o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como um dos principais envolvidos em um esquema de venda de sentença no Superior Tribunal de Justiça.
Na ocasião, Zanin, definiu a prisão de Andreson, que está preso até os dias atuais, e ainda determinou o bloqueio de bens do lobista – entre contas pessoais e de suas empresas - em R$ 6 milhões, e da sua esposa Mirian Gonçalves em R$ 1 milhão.
Foram dez alvos, que também sofreram busca e apreensão. As ordens de busca e apreensão foram cumpridas pela PF em Mato Grosso, Pernambuco e no Distrito Federal.
Notícias dos Poderes
Estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes cresce 21% em MT
Levantamento apontou que a maioria das vítimas são meninas adolescentes e, em quase metade dos casos, a violência foi repetida mais de uma vez
25 de Maio de 2025 as 19h39Com atuação do TCE-MT, obras do BRT aumentam ritmo e chegam a 40% de execução
O presidente destacou que, em apenas quatro meses, o progresso foi maior do que nos últimos 30 meses
26 de Maio de 2025 as 07h58Casal de idosos morre em grave acidente entre Uno e Duster na BR-070
25 de Maio de 2025 as 13h57Homem se envolve em briga e joga carro contra deck do Haru, em Cuiabá
25 de Maio de 2025 as 13h35Mãe vence ultramaratona de 100 km enquanto amamentava seu bebê de 6 meses
A australiana Stephanie Case terminou em primeiro lugar após quase 17 horas de corrida
26 de Maio de 2025 as 07h07Operador de lobista de MT jogou celular pela janela e pediu ajuda a personal
Ele é ligado a Andreson Oliveira, de Cuiabá, preso e investigado por venda de sentenças
24 de Maio de 2025 as 15h03Governo assina primeiro contrato para conclusão do BRT; entenda o que está previsto
Obras preveem conclusão de trechos em Cuiabá e Várzea Grande; outras licitações serão realizadas
23 de Maio de 2025 as 15h51Governador sanciona lei de cadastros de pedófilos e agressores em MT: 'avanço na proteção do mais vulnerável'
Os cadastros ficarão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), após regulamentação da lei
23 de Maio de 2025 as 15h49