Suspensão temporária
Segunda maior fábrica da Coca-Cola no Brasil tem produção suspensa por contaminação
Segundo o Ministério da Agricultura, medida foi tomada de forma preventiva para apurar vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção
Geral | 04 de Junho de 2025 as 17h 19min
Fonte: O tempo

O Ministério da Agricultura suspendeu temporariamente a produção de refrigerantes na unidade da empresa Solar em Maracanaú, Ceará. A medida foi anunciada pelo ministro Carlos Fávaro nesta quarta-feira (4) e afeta a segunda maior fabricante de produtos da Coca-Cola no Brasil, com produções suspensas enquanto autoridades investigam possível contaminação dos produtos com etanol alimentício.
A paralisação foi determinada após a identificação de componentes do refrigerante no líquido de resfriamento utilizado no processo industrial, que contém o produto. O ministério agora analisa se houve contaminação inversa, com a presença de etanol nas bebidas.
Cerca de 9 milhões de litros de refrigerante foram encaminhados para análise laboratorial como parte da investigação. A expectativa do ministério é concluir o processo investigativo ainda hoje.
Fávaro explicou que, caso seja confirmada a contaminação com etanol, o problema seria de natureza comercial, não de saúde pública. "Esta empresa usa o etanol alimentício e água no processo de resfriamento. Se tiver a presença de etanol alimentício [no refrigerante] não pode comercializar. Mas, se por acaso alguém consumir, não vai morrer. Se tiver etanol alimentício, aí virou uma Cuba-libre", disse.
A suspensão afeta apenas a unidade cearense. As demais fábricas da Solar pelo Brasil continuam operando normalmente.
A empresa informou, em nota encaminhada ao g1, que a interrupção na produção foi realizada preventivamente. "Estamos conduzindo testes rigorosos para comprovar a total segurança de nossos produtos", declarou a companhia em comunicado.
A fabricante também destacou seus procedimentos de qualidade: "A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas. Reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem qualquer risco para os consumidores".
Notícias dos Poderes
TJ-MT avalia pagamento bilionário de adicional retroativo a 2,4 mil servidores
A medida segue autorização do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, publicada no último dia 22 de agosto
27 de Agosto de 2025 as 07h16MPF abre procedimento para acompanhar impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Colíder
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.
27 de Agosto de 2025 as 07h27Mutirão em Sinop vai trabalhar CAR Digital
Sema e parceiros farão atendimentos sobre regularização ambiental e incentivos financeiros
26 de Agosto de 2025 as 15h56Governo suspende leilão de lote de rodovias após pedido do TCE
Trechos são importantes na escoação da produção; Corte atendeu de uma das empresas interessadas
26 de Agosto de 2025 as 14h58TCE-MT aponta falhas na segurança do transporte escolar de Sinop
Foram fiscalizados 32 veículos durante a Operação Ordenada Transporte Escolar Seguro
26 de Agosto de 2025 as 14h56Festeja Sinop: Confira programação institucional do aniversário de 51 anos
26 de Agosto de 2025 as 14h53Ação solidária da Semana de Enfermagem garante doação de materiais à Apae
26 de Agosto de 2025 as 11h03Conversas no Whats revelam esquemas em recuperações judiciais em MT
Estadão começa revelar 9 mil conversas achadas no celular de advogado morto
26 de Agosto de 2025 as 10h11