Mais estrutura
Polícia Federal prepara construção de sede própria em Sinop
Licitação para contratar os projetos do novo prédio já foi lançada
Geral | 04 de Junho de 2025 as 15h 28min
Fonte: Jamerson Miléski

Operando em um prédio de um velho hotel alugado há 14 anos, a delegacia de Polícia Federal de Sinop começa a preparar o processo para ter uma estrutura adequada às suas atividades. A superintendência regional de Mato Grosso lançou no dia 20 de maio a concorrência pública 9001/2025, que vai contratar a empresa que irá elaborar os projetos básicos e de execução da sede própria da PF em Sinop.
O certame está em curso e a sessão de lances para as empresas interessadas em desenvolver o projeto será aberta no dia 15 de julho. O edital prevê um prazo de execução de 300 dias e um valor teto de R$ 378.983,57. A licitação vai avaliar a melhor técnica e o melhor preço de cada proposta.
O que a Polícia Federal está licitando nesse momento não é a construção da sede, mas os projetos que orientarão uma futura concorrência para contratação da obra em si. O processo aberto pela PF inclui os projetos de Arquitetura, engenharia civil, instalações elétricas, mecânica, sondagem e topografia, caderno de encargos, memorial descritivo e de cálculo, além dos cronogramas físicos e financeiros da execução. Todos os projetos devem estar registrados e aprovados pelos órgãos competentes, incluindo Corpo de Bombeiros, prefeitura e as concessionárias de água e energia elétrica.
No processo, a superintendência justifica a necessidade do investimento. A nova sede visa propiciar melhores condições de trabalho aos servidores da Delegacia, bem como, melhorias no atendimento e serviços prestados aos usuários. O documento destaca que as acomodações atuais não oferecem espaço de trabalho suficiente e o estado de conservação do imóvel deixa a desejar. “A atual sede da Delegacia de Polícia Federal em Sinop está instalada em um prédio alugado, que fora pensado e projetado para ser um estabelecimento comercial (hotel) e cuja construção data da década de 1970. Trata-se de uma edificação térrea, com área construída de aproximadamente 1.023 m², em um terreno de 2.950 m². O imóvel está localizado na Av. Figueiras, 1115, Centro, Sinop e, em razão da idade, apresenta diversas manifestações patológicas em sua estrutura, bem como problemas relacionados a infiltrações, às suas instalações elétricas e hidráulicas. Esses são de difícil resolução pelos locadores, 5 proprietários distintos, complicador para a realização de melhorias e reparos na edificação, necessários para manutenção da funcionalidade do local”, relata a PF no estudo técnico preliminar realizado no ano de 2024.
O edital de licitação já ilustra como deve ser a sede própria da PF em Sinop. Ela ficará quase no final da Avenida Alexandre Ferronato, ao lado da Justiça Federal, em um imóvel de 9.166 metros quadrados que foi doado pela prefeitura de Sinop. Nesse espaço será construído um prédio de 2 pavimentos, medindo 2.216 metros quadrados, onde será instalada a Delegacia. O espaço, duas vezes maior que o atual, terá uma área de recepção e atendimento, uma grande sala de múltiuso, almoxarifado, copa, vistiários e um local para departamento de TI. Ainda no primeiro piso estão previstas salas para cada campo de atividade da PF, como Sinarm (Registros de Armas de Fogo), Estrangeiros (imigração), Químicos e Segurança Privada, NAD (núcleo de Apoio Administrativo), Nutran (Núcleo de Transporte), e Núcleo de Operações. São 5 salas para Equipes e Investigação, além de áreas para plantonistas e de descanso. A delegacia terá ainda deposito de armas, de material apreendido e de drogas. Por fim uma sala de reconhecimento de suspeitos, uma de oitiva e duas celas de detenção provisória.
No segundo piso, que é menor, ficará a documentoscópia, as salas dos peritos, os laboratórios de química, minérios, informática e do Núcleo de Identificação, o Núcleo de tecnologia e o cartório. É também no segundo piso que estarão os gabinetes, a sala de reunião, a sala da secretaria e da chefia, a unidade de inteligência e de análise.
Além da delegacia, a nova unidade prevê um anexo, medindo 950 metros quadrados, onde será instalado um estande de tiro. Nessa área, quase do tamanho da sede atual, serão instalados ainda uma academia, um refeitório, um espaço de treinamento, um depósito de armas e munições.
Um segundo anexo, com 162 metros quadrados, também está previsto, afim de comportar o espaço de inspeção e manutenção veicular.
Confira abaixo os esboços da PF de como deve ser sua nova sede em Sinop.
Notícias dos Poderes
TJ-MT avalia pagamento bilionário de adicional retroativo a 2,4 mil servidores
A medida segue autorização do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, publicada no último dia 22 de agosto
27 de Agosto de 2025 as 07h16MPF abre procedimento para acompanhar impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Colíder
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.
27 de Agosto de 2025 as 07h27Mutirão em Sinop vai trabalhar CAR Digital
Sema e parceiros farão atendimentos sobre regularização ambiental e incentivos financeiros
26 de Agosto de 2025 as 15h56Governo suspende leilão de lote de rodovias após pedido do TCE
Trechos são importantes na escoação da produção; Corte atendeu de uma das empresas interessadas
26 de Agosto de 2025 as 14h58TCE-MT aponta falhas na segurança do transporte escolar de Sinop
Foram fiscalizados 32 veículos durante a Operação Ordenada Transporte Escolar Seguro
26 de Agosto de 2025 as 14h56Festeja Sinop: Confira programação institucional do aniversário de 51 anos
26 de Agosto de 2025 as 14h53Ação solidária da Semana de Enfermagem garante doação de materiais à Apae
26 de Agosto de 2025 as 11h03Conversas no Whats revelam esquemas em recuperações judiciais em MT
Estadão começa revelar 9 mil conversas achadas no celular de advogado morto
26 de Agosto de 2025 as 10h11