Operação
Polícia Civil cumpre 12 mandados contra grupo investigado por fraudes em concursos em MT, GO e SP
Investigações apontam que fraudes estão ligadas à uma rede de favorecimento envolvendo familiares e associados
Geral | 27 de Maio de 2025 as 09h 53min
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (27.5), a Operação Ludificatum, para cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão contra investigados envolvidos em fraudes em concursos públicos realizados em diversos estado do país.
A ação, coordenada pela Delegacia de Ribeirão Cascalheira, conta com a cooperação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) do Mato Grosso do Sul, da Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Goiás, e do Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná (COPE).
As investigações apontam que duas empresas, pertencentes a familiares, organizaram concursos públicos com suspeita de fraudes em diversos municípios do país, com diversas irregularidades que comprometem a lisura dos processos.
Nos endereços físicos cadastrados nos sites e registros oficiais das empresas investigadas funcionam outras empresas, o que reforça questionamento sobre o processo de elaboração, impressão e correção das provas.
Os documentos e depoimentos mostram que, por vezes, a contratação dessas empresas está ligada a uma rede de favorecimento envolvendo familiares e associados, o que pode caracterizar a manipulação de concursos e prejudicar candidatos que participaram de forma legítima. Também foi constatado que muitas questões das provas eram idênticas entre as duas empresas, indicando o compartilhamento de banco de dados.
A investigação teve origem em denúncia formalizada pela Unidade de Controle Interno do Município de Ribeirão Cascalheira, que apontou irregularidades no concurso público nº 01/2024 realizado pela Prefeitura local, incluindo suspeitas sobre o processo licitatório, curto prazo para execução do concurso violando disposição legal, contratação via dispensa de licitação e favorecimento na aprovação de diversos candidatos ligados ao poder público municipal.
Entre os casos investigados, destaca-se um boletim de ocorrência de 2020 em Caiapônia (GO), onde uma empresa teria tentado coagir concorrentes da licitação oferecendo dinheiro para desistência, e outro registro em 2021 em Gaúcha do Norte (MT), em que houve confusão na aplicação do concurso para auditor interno, gerando dúvidas sobre a validade do certame.
Em Jaciara, a suspeita de fraude foi identificada no processo licitatório para contratação de empresa organizadora, indicando direcionamento do certame para uma das empresas envolvidas, ambas pertencentes a parentes.
Segundo o delegado de Ribeirão Cascalheira, Diogo Jobane Neto, responsável pelas investigações, a ausência de garantias mínimas de segurança digital, somadas às falhas na contratação e execução do concurso reforçaram a necessidade de diligências para esclarecer a extensão das irregularidades e possíveis fraudes.
“A falta de uma banca examinadora legítima, ausência de endereço físico, associadas a uma série de outras falhas e irregularidades, como ausência de registros de empregados, levantou dúvidas sobre a idoneidade da empresa, que não comprovou sua capacidade técnica para realizar concursos públicos e sequer informou quem seriam os profissionais responsáveis pela elaboração e aplicação das provas, comprometendo a confiança no processo”, disse o delegado.
Notícias dos Poderes
Consignados viram uma bola de neve e de consequências imprevisíveis
Mesa técnica e ação civil deverão nortear apuração de fatos passados. TCE, assembleia e governo defendem novas regras a partir de agora
27 de Maio de 2025 as 15h55Secel dá novos detalhes sobre como deverá ser o show do Guns N' Roses
Equipe técnica esteve na Capital na segunda-feira (26); show pode acontecer no feriado de Finados
27 de Maio de 2025 as 15h41CNJ abre processo e mantém juiz de MT afastado do cargo
Defesa de Ivan Lúcio Amarante, da comarca de Vila Rica, foi afastado em outubro do ano passado
27 de Maio de 2025 as 15h40Laterais da BR-163 recebem melhorias na sinalização e pavimento; mão única começa quinta (29)
27 de Maio de 2025 as 14h56Família de homem morto em acidente de jet-ski pede R$ 5,4 mi
O acidente aconteceu na Marina Tapajós, em Sinop, quando a vítima foi atingida pela embarcação
27 de Maio de 2025 as 14h53Presidente do Tribunal de Contas promete fim do 'caos' nos empréstimos consignados
27 de Maio de 2025 as 12h28Idoso internado escorrega no xixi, bate cabeça e vai para a UTI no DF
27 de Maio de 2025 as 12h11Frente fria deve provocar chuvas intensas, com raios e rajadas de vento
Na capital as mínimas podem registrar 14°C e as máximas não devem passar de 21°C.
27 de Maio de 2025 as 10h18