Festival
Pint of Science retorna a Sinop neste mês de maio
Geral | 14 de Maio de 2025 as 19h 31min
Fonte: Assessoria Embrapa

Depois de ficar fora do calendário do Pint of Science do ano passado, Sinop voltará a sediar o festival que faz a divulgação científica em bares e restaurantes. A programação será nos dias 19, 20 e 21 de maio, na Choperia Palmitense.
Esta é a quarta vez que o festival é realizado em Sinop. A primeira foi em 2019. Após uma pausa causada pela pandemia de covid-19, ele retornou em 2022 e 2023, mas não foi realizado na cidade em 2024.
Neste ano, 169 cidades em todo o Brasil participarão do festival, que também ocorre nos mesmos dias em mais de 15 países.
A programação em Sinop terá duas apresentações por noite, em temas variados, que passam pela saúde física e mental, pela linguagem, mudança do clima, genética e nutrição animal. As apresentações são feitas por cientistas que atuam no município, seja em universidades, centros de pesquisa ou mesmo como profissionais autônomos.
Cada apresentação tem 30 minutos de duração. Outros 20 minutos são destinados à interação do público, que pode tirar suas dúvidas com o cientista.
A Embrapa será representada na programação pelo pesquisador Cornélio Zolin, que na terça-feira falará sobre "Como reduzir o impacto da mudança do clima na produção agropecuária".
“A proposta do festival é de abordar a ciência de uma forma leve, que a aproxime do dia-a-dia das pessoas. Não é um evento feito para cientistas somente e sim para toda a sociedade que tem a oportunidade de aprender mesmo enquanto se diverte em um bar”, afirma o coordenador local do Pint of Science e jornalista da Embrapa Agrossilvipastoril, Gabriel Faria.
A participação no festival é gratuita, sendo cada participante responsável pelo seu consumo no bar. A programação terá início às 19h30.
Sobre o festival
O Pint of Science nasceu em 2012, por iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College, de Londres. Ao realizarem encontros com pacientes e pessoas interessadas em ciência em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, eles se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas.
A resposta estava nos pubs londrinos e assim começou o maior festival de divulgação científica do mundo. O nome pint (lê-se “paint”) vem do nome dado ao copo usado pelos ingleses para tomar cerveja. A palavra é uma medida de volume variável de país para país. Na Inglaterra equivale a 568 ml e nos Estados Unidos a 473 ml.
Após o sucesso inglês, o festival ganhou o mundo. Chegou ao Brasil em 2015 por meio de um projeto piloto em São Carlos (SP) e vem crescendo a cada ano.
Atualmente o festival conta com uma coordenação nacional, coordenadores regionais e, em cada cidade sede, coordenadores locais e coordenadores de bares.
Em Sinop o evento é coordenado pela equipe do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada da UFMT (Gepi), pela equipe de comunicação da Embrapa e conta com a participação de professores da UFMT, Unemat e Unifasipe. O evento é patrocinado pela Fortuna Nutrição Animal, Unifasipe e AL Formaturas.
Notícias dos Poderes
Acidente mata jovem carbonizado no dia do aniversário; 3 estão feridos
22 de Maio de 2025 as 08h50Sérgio Ricardo anuncia mesa técnica para debater endividamento dos servidores com empréstimos consignados
O presidente do TCE-MT revelou que existem casos de servidores aposentados com mais de 99% do salário comprometido
22 de Maio de 2025 as 08h46Acidente fatal na BR-163 deixa uma vítima entre Sinop e Itaúba
21 de Maio de 2025 as 23h15Cícero Moraes celebra marco de 190 palestras durante apresentação na FENEG
21 de Maio de 2025 as 21h24Justiça aceita recuperação judicial do Grupo Safras por dívidas de R$ 1,7 bilhão
21 de Maio de 2025 as 19h07Irmãos são presos em flagrante por manter corpo de pai por pelo menos 6 meses dentro de casa no RJ
Denúncia foi feita por vizinhos, que alegam não ver o idoso há vários meses. Dupla foi presa por ocultação de cadáver, mas polícia ainda apura circunstâncias da morte
21 de Maio de 2025 as 17h56Lobista de MT preso por corrupção contrata novo advogado: 'não há delação'
Informações de celular de advogado morto em MT deu início às investigações
21 de Maio de 2025 as 12h48