Sinop
Perícia mostra que hidrômetros novos estavam medindo menos do que deveriam
Equipamentos registraram um consumo 25% menor do que o normal
Geral | 11 de Outubro de 2017 as 18h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Os resultados da calibração técnica dos hidrômetros utilizados pela Águas de Sinop não são nada animadores para os consumidores de Sinop. O laudo apresentado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), relatou falhas nas medições em boa parte dos equipamentos encaminhados para avaliação. Os hidrômetros estavam medindo menos água do que deveriam.
A perícia foi realizada em 80 equipamentos, a pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada pela Câmara de vereadores de Sinop para apurar o aumento nas contas de água no município. O estudo técnico foi contratado e pago pela Águas de Sinop. O resultado integrará o relatório final da CPI.
O IPT analisou dois modelos de hidrômetros utilizados pela Águas de Sinop. Os equipamentos foram recolhidos nas residências onde houveram diferenças gritantes no consumo entre um mês e outro. Cada dispositivo foi lacrado e encaminhado para o centro de pesquisa do Instituto, que fica em São Paulo.
Conforme o relatório, 38% dos hidrômetros do tipo Itron 2015 Y, calibrados nos testes, não estavam de acordo com a Portaria 246 do Inmetro. O IPT afirma que essa não conformidade projeta uma “submedição” no parque de medidores. Ou seja, mede menos água do que de fato está sendo entregue pela concessionária. O instituto reforça em seu laudo que essa irregularidade gera prejuízos para a Águas de Sinop e que os erros de medição são em favor do consumidor. Os hidrômetros do tipo Itron Y 2015/2016 compõem 80% dos equipamentos de medição de consumo de água em Sinop.
O resultado foi ainda mais problemático com os hidrômetros do tipo LAO 2012 Y. Esse tipo de equipamento responde por 14% dos hidrômetros instalados em Sinop. Conforme o laudo do IPT, todos os equipamentos desse tipo que foram testados estavam medindo para menos. Existem aproximadamente 6 mil hidrômetros desse tipo instalados em Sinop.
O instituto afirma que as diferenças para menos nesse modelo de hidrômetro são em média de 25%. Ou seja, se estivessem calibrados corretamente, o consumo seria de 4 a 6 metros cúbicos de água para mais.
Na prática, o relatório do IPT mostra que, se existe uma cobrança abusiva sendo praticada pela Águas de Sinop, que lesa o consumidor, o problema não está no instrumento que faz a medição do consumo nas residências. Pelo contrário. A queixa teria sido maior se os hidrômetros estivessem funcionando corretamente.
O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com mkais de 100 anos de existência, o IPT figura como um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, com laboratórios e pesquisadores atuando basicamente em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48