Preço pode disparar
Parlamento do Irã decide fechar maior ‘artéria do petróleo’ do mundo
Geral | 22 de Junho de 2025 as 12h 27min
Fonte: Isto é

O parlamento do Irã aprovou o fechamento do Estreito de Ormuz, canal pode onde passa cerca de 20% de todo o petróleo comercializado globalmente.
A decisão do Irã se dá logo após o bombardeio ordenado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra instalações nucleares
A medida ainda não entrou efetivamente em vigor pois precisa passar pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional. Após isso, o chefe de Estado do país, o aiatolá Khamenei, irá bater o martelo sobre o tema.
A medida deve provocar um aumento imediato nos preços do petróleo, dado que cerca de 15 a 20 milhões de barris por dia deixarão de circular com a medida aprovada pelo parlamento iraniano.
Ou seja, haverá uma pressão nos custos de energia, transporte e inflação em escala global.
Em termos de geopolítica, a medida também deve provocar mudanças no tabuleiro, considerando que países importadores – como China, Índia, Japão e vários países da Europa – serão forçados a buscar rotas alternativas ou realizar novas negociações.
Vale destacar que qualquer rota alternativa seria somente para minimizar os danos, dado que não existem rotas alternativas viáveis em volume compatível com o que passa pelo estreito.
É esperado também um aumento da tensão militar na região, dado que os Estados Unidos e seus alados costumam patrulhar a área para garantir a navegação livre.
Além do petróleo, o local é também um importante corredor para o transporte de gás natural liquefeito (GNL), especialmente proveniente do Catar, um dos maiores exportadores globais do produto.
O que é o Estreito de Ormuz no Irã
O Estreito de Ormuz é uma faixa estreita de mar que liga o Golfo Pérsico ao Mar de Omã e, consequentemente, ao oceano Índico.
O canal está localizado entre o norte do Irã e os Emirados Árabes Unidos e Omã, sendo a principal rota de exportação de petróleo dos países do Golfo (Arábia Saudita, Emirados, Kuwait, Iraque, Catar e Irã).
O local já protagonizou uma série de incidentes envolvendo ataques a navios, apreensões de embarcações e ameaças de bloqueio por parte do Irã. Em 2019, por exemplo, a Guarda Revolucionária iraniana apreendeu petroleiros britânicos e noruegueses, em meio a tensões após os Estados Unidos se retirarem do acordo nuclear com o Irã e imporem novas sanções econômicas ao país.
Desde 2024 a tensão voltou a subir com ameaças de Teerã de fechar a passagem como retaliação a ataques aéreos israelenses na Síria e ao apoio ocidental a Israel durante a guerra em Gaza.
Com a escalada do conflito com Israel, o país avançou nas decisões nesse sentido e agora o Irã está próximo de efetivamente fechar o canal.
Notícias dos Poderes
Obras de esgoto no Setor Comercial atenderão 1.800 moradores
Trabalhos estão concentrados na área compreendida entre as avenidas das Itaúbas, Palmeiras, Ingás e Figueiras
18 de Agosto de 2025 as 14h4250 kg de cocaína são achados em veículo da saúde de cidade do interior
18 de Agosto de 2025 as 15h16Defensoria Pública garante atendimento jurídico e social para pessoas em situação de rua
Dia de Luta e Visibilidade
18 de Agosto de 2025 as 14h13Justiça mantém prisão de biomédico investigado por fraudar exames laboratoriais
18 de Agosto de 2025 as 14h11Sinop é destaque em revista nacional por desenvolvimento no ramo imobiliário
O veículo destaca que a crescente na metragem de construção civil e a verticalização do município com arranha-céu comercial, fomenta o mercado imobiliário
18 de Agosto de 2025 as 14h01Acidente próximo a Nobres causa morte de dono de mercado em Sinop
18 de Agosto de 2025 as 13h56Três cidades de Mato Grosso lideram taxas de gravidez infantil no país
A maioria das meninas não acessa direitos nem políticas de prevenção à gravidez, ficando exposta a abusos sexuais
18 de Agosto de 2025 as 10h33