Ações de sustentabilidade
Nova Rota do Oeste lidera ranking ambiental da ANTT
Pelo sexto ano consecutivo, ações desenvolvidas na BR-163/MT são reconhecidas nacionalmente
Geral | 24 de Junho de 2025 as 18h 24min
Fonte: Assessoria Rota Do Oeste

As ações de sustentabilidade e a gestão ambiental desenvolvidas na BR-163/MT reafirmaram a Nova Rota do Oeste como Classe A no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Neste ano, a Concessionária alcançou mais uma vez o primeiro lugar ao atingir 93,94% da pontuação, cumprindo 31 dos 33 indicadores avaliados. Este é o sexto ano consecutivo em que a empresa recebe o reconhecimento pelas boas práticas ambientais implementadas na principal rodovia de Mato Grosso.
O IDA mede o desempenho ambiental das concessionárias com base em ações sustentáveis, sociais e de inovação. Entre os destaques da Nova Rota estão:
- Redução de ruídos e emissões: a empresa adotou medidas para mitigar o barulho de geradores móveis, com redução de até 30% no som emitido. Também em 2024, foi adquirido mais um veículo elétrico.
- Eficiência energética: foram instaladas placas solares em instalações operacionais e realizada a compra de energia com garantia de fonte renovável. Além disso, foram instaladas 35 câmeras com sistema fotovoltaico.
- Infraestrutura resiliente: a implementação de estações meteorológicas possibilitou o fornecimento de dados em tempo real sobre chuva e vento, auxiliando na prevenção de desastres e no uso racional da água. A Nova Rota conta ainda com sistemas de drenagem e soluções para o controle das águas pluviais para mitigar impactos de inundações.
- Fomento para o desenvolvimento tecnológico na área socioambiental: parceria com a UFMT para criar uma Inteligência Artificial que monitora a BR-163, utilizando algoritmos para analisar imagens captadas por câmeras de alta resolução.
Para o gerente de Sustentabilidade da Nova Rota, Wilmar Manzi, o reconhecimento pelo IDA reforça que a Concessionária está no caminho certo, reafirmando o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e a proteção ambiental. “Este resultado reflete o trabalho sério e comprometido de todos os integrantes que se dedicam diariamente à construção de um estado mais sustentável, buscando continuamente as melhores práticas e soluções que geram impactos positivos para o meio ambiente”, destaca.
IDA – Para chegar ao resultado apresentado, o IDA analisa 13 indicadores distribuídos em 33 categorias. Ao todo, 20 concessionárias foram reconhecidas por suas práticas, considerando, entre outros critérios: política ambiental institucional, certificações ambientais, preservação da biodiversidade, ações sociais e educacionais, atendimento a comunidades em áreas sensíveis, mobilidade e acessibilidade, gerenciamento e redução de ruídos e emissões atmosféricas, uso da água, gerenciamento e redução de efluentes, manejo de resíduos sólidos, eficiência energética, infraestrutura resiliente e fomento ao desenvolvimento tecnológico na área socioambiental.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA
Vítima usava
20 de Julho de 2025 as 21h16Semana começa com clima seco e deixa interior do país em alerta
Condições secas favorecem colheita de grãos da segunda safra, mas geram atenção quanto ao risco de queimadas
21 de Julho de 2025 as 06h46Biodiversidade de Mato Grosso é destaque na maior feira mundial de observação de aves
Evento internacional reúne operadores e entusiastas de viagens voltadas à vida selvagem e conservação ambiental
21 de Julho de 2025 as 07h00Casal, adolescente e criança de 3 anos morrem após carro cair em rio em MT
De acordo com as informações, a família deixava o distrito de São João na noite de sexta-feira com destino ao município de Tabaporã, onde moravam, quando o acidente aconteceu
20 de Julho de 2025 as 15h21Bombeiros combatem incêndio em carreta na BR-163 em Sinop
Foram utilizados aproximadamente 3 mil litros de água para a completa extinção do fogo; ninguém ficou ferido
20 de Julho de 2025 as 15h13Mais de 6 mil aposentados e pensionistas do INSS em MT aderem ao acordo de ressarcimento
Estado já registra 6.435 adesões — 25,9% do total apto — e pagamentos começam dia 24 de julho com correção pelo IPCA
19 de Julho de 2025 as 14h06Governo de MT inicia duplicação do penúltimo trecho da BR‑163 entre Várzea Grande e Jangada
Com investimento de R$ 431,3 milhões, obras vão duplicar 56 km da rodovia federal e expandir 4G e área de escape — conclusão prevista para 2026.
19 de Julho de 2025 as 12h05Zanin concede prisão domiciliar a investigado por venda de sentenças que quase morreu na Papuda
Andreson de Oliveira Gonçalves ficou oito meses preso na Papuda. Ele é suspeito de participar de esquema de venda de sentenças
18 de Julho de 2025 as 20h57