Metanol
Ministério da Justiça manda sites suspenderem venda de destilados
Senacon notificou plataformas como Zé Delivery, Mercado Livre, Amazon, Americanas e Carrefour
Geral | 09 de Outubro de 2025 as 07h 00min
Fonte: Mídia News

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou nesta quarta-feira (8) as plataformas de comércio eletrônico Shopee, Enjoei, Mercado Livre, Amazon Brasil, Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, Zé Delivery e Carrefour para que interrompam a venda de bebidas destiladas.
As empresas deverão suspender temporariamente os anúncios e a comercialização desses produtos enquanto revisam mecanismos internos de verificação para impedir a venda de bebidas sem comprovação de procedência.
O órgão quer que as varejistas adotem medidas imediatas de controle e prevenção.
A medida acontece após reunião de representantes de empresas de bebidas com o Ministério da Justiça nesta terça (7) para discutir a crise de intoxicação por metanol. O setor propôs a criação de um certificado para que destilados vendidos em marketplaces venham apenas de fornecedores homologados.
Essa certificação já está sendo desenvolvida em bares e restaurantes físicos, para que toda a bebida vendida nesses estabelecimentos tenha sua origem verificada.
Segundo Cristiane Foja, presidente da Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas), o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) concordou com a avaliação do setor para facilitar a remoção de anúncios de destilados falsificados.
"Como o ministro bem falou, eles têm o entendimento de que não há necessidade de uma medida judicial para se tirar uma uma oferta do ar, e que é possível fazer isso administrativamente. Isso é um avanço", afirmou.
Hoje, as entidades que representam as empresas do setor têm parcerias com algumas plataformas de comércio online, como o Mercado Livre, para remoção de ofertas duvidosas de bebidas após denúncia. No entanto, segundo Cristiane, padronizar a certificação facilitaria esse trabalho e evitaria que a derrubada de anúncio dependesse de parcerias específicas com cada entidade.
"Quando sinalizamos a oferta duvidosa, eles retiram do ar. Mas pegar cada oferta dessas e sair rastreando é um trabalho que não é da indústria. É uma coisa que tem que ser filtrada já no cadastro da oferta."
A proposta deve ser debatida no comitê para discutir os casos de intoxicação por metanol, anunciado na terça. Além do ministro da Justiça, as entidades também se reuniram com o Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, e o deputado Kiko Celeguim (PT-SP), relator do projeto de lei que torna crime hediondo a adulteração de bebidas, para discutir a ampliação da pena para esses casos.
Notícias dos Poderes
Nova Rota do Oeste inicia nova etapa de recuperação da BR-163 e desvia tráfego em Sorriso
29 de Outubro de 2025 as 10h24TCU abre concurso para auditor federal; veja como se inscrever e datas importantes
Inscrições começam em 30 de outubro
29 de Outubro de 2025 as 10h19Mendes lamenta mortes, mas diz ser necessário reação ao crime
29 de Outubro de 2025 as 10h17Governo de MT leiloa mais 634 km de rodovias estaduais nesta quinta-feira (30)
29 de Outubro de 2025 as 10h13Vizinhos chamam a polícia após flagrar crianças brincando no telhado de um prédio
Caso é acompanhado pelo Conselho Tutelar
29 de Outubro de 2025 as 09h02Motorista de 64 anos morre após caminhão tombar em MT
Vítima morreu no local
29 de Outubro de 2025 as 09h00Diretor de futebol morre afogado após barco virar em MT
Acidente aconteceu na Comunidade Rio Novo; embarcação estava sobrecarregada e nenhum ocupante usava colete salva-vidas.
29 de Outubro de 2025 as 08h51Policiais são confundidos com gogoboys em 'despedida de solteira' no interior de Mato Grosso
Vizinhos acionaram a Polícia Militar por causa do som alto e da gritaria na casa onde ocorria a festa, mas os militares foram confundidos quando chegaram
28 de Outubro de 2025 as 19h35