Debate
Maluf propõe regulamentação dos consórcios e articula melhorias para a saúde regional
Nesta quinta-feira (26), o conselheiro recebeu a prestação de contas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá
Geral | 27 de Junho de 2025 as 07h 00min
Fonte: TCE-MT

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Guilherme Antonio Maluf recebeu a prestação de contas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC), que reúne 12 municípios da Baixada Cuiabana. Em reunião com prefeitos, nesta quinta-feira (26), foram debatidos temas como a regulamentação dos consórcios públicos e a permanência da Capital no grupo.
Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, Maluf garantiu que vai dialogar com o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, para tratar do assunto. “Cuiabá dentro do grupo traria uma economicidade muito grande para os outros municípios também. O prefeito pode somar e tenho certeza de que é muito bem-vindo.”
Com aproximadamente 1,1 milhão de habitantes atendidos, o consórcio beneficia especialmente os municípios menores da Baixada Cuiabana. Nesse contexto, o conselheiro destacou a importância do modelo de compras compartilhadas e afirmou que o TCE-MT deve avançar na regulamentação dessa modalidade, ampliando a eficiência, a transparência e a economicidade dos recursos públicos.
Maluf sugeriu ainda a padronização e regulamentação do funcionamento dos consórcios, para garantir uniformidade, controle e legalidade aos procedimentos. “Eles estão nos provocando com o ofício, eu vou levar isso ao colegiado dos conselheiros para que juntos possamos deliberar um termo de ajuste ou um manual que traga mais informações ao funcionamento desses consórcios”, pontuou.
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, enfatizou que a adesão ao consórcio tem garantido economia significativa nas compras públicas. “Viemos para trazer as demandas do município via consórcio e para mostrar a solidez do grupo, que vem crescendo de forma técnica, transparente, com eficiência nos pregões para aquisição coletiva de medicamentos e insumos, com descontos de 30% a 40%.”
Já o presidente do Consórcio e prefeito de Nobres, José Domingos, ressaltou que a participação de cidades como Cuiabá e Várzea Grande melhora os resultados para todos os integrantes. “Várzea Grande e Cuiabá são os maiores demandadores de insumos, medicamentos, equipamentos, viaturas e isso faz com que o nosso volume de aquisição seja muito maior”, explicou.
De acordo com o secretário-executivo do bloco, Neurilan Fraga, cerca de R$ 300 milhões em compras já foram realizadas na atual gestão. “Foram pregões voltados a diferentes áreas da saúde: compra de ambulâncias, medicamentos, material cirúrgico, odontológico, hospitalar, contratação de serviços, consultas, cirurgias, exames de imagem e laboratoriais”, acrescentou.
Na ocasião, também foi solicitado apoio do TCE-MT para ajustes técnicos na execução do programa Fila Zero, especialmente nos casos em que os repasses estaduais não cobrem integralmente os custos dos procedimentos realizados na rede privada. Além disso, os representantes do consórcio defenderam a implantação de um hospital regional em Várzea Grande para atender à crescente demanda da Baixada Cuiabana.
“A ideia é nos movimentarmos por meio de audiências públicas com apoio da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e do Tribunal de Contas, visando ter um hospital com estrutura de porta aberta para atender a população não só dessa região metropolitana, mas de todo Mato Grosso”, concluiu o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner.
Notícias dos Poderes
Estudante de medicina de MT é encontrada morta em Vilhena; corpo será levado para VG
16 de Agosto de 2025 as 19h35Bombeiros aplicaram R$ 25 milhões em multas e fizeram 5 prisões por uso irregular do fogo
As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
16 de Agosto de 2025 as 12h11Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51