Emendas na SEAF
Governador manda Sesp investigar vazamento de relatório que cita 14 deputados em esquema
Geral | 27 de Junho de 2025 as 15h 28min
Fonte: O documento

O governador Mauro Mendes (União Brasil) determinou, nesta quinta-feira (26), que a Secretaria de Estado de Segurança Pública abra investigação imediata para apurar o vazamento de um relatório sigiloso da Polícia Civil que envolve deputados estaduais em um suposto esquema de superfaturamento na aquisição de kits agrícolas com recursos oriundos de emendas parlamentares.
A ordem foi endereçada ao secretário de Segurança, coronel César Roveri, após o governador receber um ofício do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), cobrando providências. Mendes fez a solicitação de próprio punho no documento: “Ao Secretário de Segurança, para providências urgentes para identificação do vazamento”.
O conteúdo sigiloso, que veio a público por meio de reportagem do portal UOL, aponta 14 deputados estaduais, além de um prefeito e um secretário de Estado, como possíveis envolvidos na destinação de emendas parlamentares utilizadas para compras com indícios de sobrepreço, intermediadas pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). A apuração faz parte da Operação Suserano, deflagrada em setembro de 2024, que estima um prejuízo superior a R$ 28 milhões aos cofres públicos.
Max Russi alertou, no ofício encaminhado ao Executivo, que a divulgação indevida do documento compromete o devido processo legal e a segurança das investigações. Ele destacou que a exposição pública dos parlamentares pode afetar o direito à ampla defesa e comprometer o equilíbrio entre os Poderes.
“Referido documento, de natureza sigilosa, passou a circular de maneira irregular, expondo parlamentares e colocando em risco o trâmite legal da apuração”, diz trecho do documento assinado por Russi. O parlamentar também exigiu a identificação dos responsáveis pelo vazamento e a adoção de medidas que evitem novas ocorrências semelhantes.
O relatório da Polícia Civil teria se baseado em informações preliminares da Controladoria Geral do Estado (CGE). No entanto, o controlador-geral, Paulo Farias Nazareth Neto, esteve na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira e negou que o órgão tenha mencionado nomes de deputados nos documentos técnicos enviados aos órgãos de investigação.
Entre os parlamentares citados no relatório estão o ex-presidente da ALMT, José Eduardo Botelho (União), além de Dilmar Dal Bosco (União), Faissal Calil (Cidadania), Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD), Julio Campos (União), Alan Kardec (PSB), Carlos Avalone (PSDB), Gilberto Cattani (PL), Thiago Silva (MDB), Wilson Santos (PSD), Dr. Eugênio (PSB), Fabio Tardin (PSB), Doutor João José (MDB) e Juca do Guaraná (MDB), além do atual prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), que à época era deputado estadual.
Todos os parlamentares negaram envolvimento no suposto esquema e demonstraram indignação com o vazamento do relatório. O deputado Diego Guimarães (Republicanos) também é mencionado no documento, mas não chegou a efetuar o pagamento de emendas.
Notícias dos Poderes
Estudante de medicina de MT é encontrada morta em Vilhena; corpo será levado para VG
16 de Agosto de 2025 as 19h35Bombeiros aplicaram R$ 25 milhões em multas e fizeram 5 prisões por uso irregular do fogo
As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
16 de Agosto de 2025 as 12h11Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51