Roda de palestras
Em Campo Verde, Gisela debate segurança alimentar, ao falar da cadeia produtiva da carne
Geral | 28 de Junho de 2025 as 11h 56min
Fonte: Assessoria

a noite desta última quinta-feira(26.06), a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) - também conhecida como 'Gisela do Procon'-, participou em Campo Verde (136 km distante de Cuiabá), de uma roda de palestras com o tema 'Carne Segura'.
Para a parlamentar, esta é uma pauta importantíssima, porque fala sobre segurança alimentar, mais do que isto, debate como esta proteina chega no prato das pessoas. "A carne, ao lado do arroz e feijão são pratos que estão tradicionalmente presentes na mesa do brasileiro. E em um estado que possui o maior rebanho bovino do Brasil e, igualmente, é seu maior exportador, debater esta cadeia desde sua produção, distribuição, comercialização até o consumidor, é objetivamente resguardar a qualidade desta proteina e como ela precisa chegar na mesa da família mato-grossense".
"Assim, esta é uma discussão importantíssima porque estamos falando não só da carne bovina, mas também de outras proteinas como a suína e a do frango. E, graças a Deus, em um Estado que realiza uma inspeção muito forte sobre estes produtos. Assim, realizamos uma roda de conversa ampliada com especialistas, produtores e profissionais desta cadeia para falar de rastreabilidade, qualidade da carne e a confiança do consumidor por meio da excelência na produção".
A deputada unista ainda parabenizou a gestão do município pela ações propositivas, no sentido de garantir qualidade do alimento à população.
*Quero parabenizar o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira e a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, igualmente, secretária municipal de Saúde, por estarmos aqui debatendo o campo - com a produção da proteina -, e a cidade a partir do comerciante e do consumidor final. Assim, uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos, troca de experiências e alinhamento das boas práticas já exigidas pela legislação".
O evento em parceria com o Procon do município, foi realizado pelas secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. E mirou a produção, processamento e distribuição da carne, desde a criação até o consumo final. Uma cadeia complexa que interliga diversos setores, incluindo a produção de insumos, a criação e engorda dos animais, abate, processamento, comercialização e a distribuição.
Entenda
A roda de conversa desta quinta, foi uma das fases da Operação 'Carne Segura', iniciada em março de 2025, de olho em transformar a forma com que a carne é comercializada em Campo Verde, e, assim, garantir maior segurança aos consumidores.
De acordo com o diretor do Procon, no município, Pedro Marins, a operação tem três etapas. Uma primeira com comerciantes, onde profissionais que atuam nas várias etapas da cadeia produtiva da carne - desde a origem até a venda ao consumidor - detalham a legislação. Uma segunda com fiscalização e ações integradas entre as equipes do Procon e da Vigilância Sanitária, com objetivo de prevenir problemas de saúde pública decorrentes da ingestão de produtos contaminados ou malconservados.
E uma outra junto aos feirantes que atuam no município com a comercialização de carnes in-natura, assegurando orientações quanto a correta conservação do produto e da importância de práticas seguras para manter a qualidade dos alimentos e prevenir a circulação de carne clandestina.
Notícias dos Poderes
Bombeiros aplicaram R$ 25 milhões em multas e fizeram 5 prisões por uso irregular do fogo
As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
16 de Agosto de 2025 as 12h11Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51Justiça manda suspender festa do peão em MT por gastos públicos de mais de R$ 2 milhões
15 de Agosto de 2025 as 07h58Idoso fica 1h sem sinais vitais, e é reanimado após ter óbito atestado por dois médicos na BA
Equipe de funerária estava a caminho da unidade de saúde para buscar o corpo, quando foram notados sinais vitais
14 de Agosto de 2025 as 22h30