DE 27% PARA 30%
Economista: Aumento de etanol na gasolina é pedido antigo dos produtores rurais, que são os maiores beneficiados
Estado de Mato Grosso é o líder nacional na produção de etanol de milho.
Geral | 27 de Junho de 2025 as 07h 25min
Fonte: Repórter MT

A decisão do Governo Federal de aumentar, a partir de agosto, a quantidade de etanol na gasolina de 27% para 30% deve beneficiar principalmente os produtores de Mato Grosso, Estado que é líder na produção do biocombustível à base de milho no Brasil. A análise foi feita pelo economista Vivaldo Lopes.
Para o analista, a decisão, anunciada nessa quarta-feira (25), tem três grandes sinais. O primeiro deles é atender uma demanda antiga do setor da agropecuária. “É um pedido antigo da Agro aumentar o percentual do etanol na gasolina, porque isso pode aumentar a produção de etanol e consequentemente aumentar a produção de milho”, explicou.
Mato Grosso é o maior produtor de etanol e de milho do Brasil e, na visão de Vivaldo, deve ser o mais beneficiado com a decisão. Havia uma expectativa de que a produção estivesse próxima de atingir um limite do consumo, o que significava sobra do produto, com essa nova demanda, o cenário deve ser outro.
“Com o excesso de um milho e do etanol, você pode ter queda de preço. Então, eu acho que o governo está garantindo uma demanda, porque os 3% são milhões e milhões de litros de etanol que serão carregados para distribuidoras que vão fazer a mistura. Então, é um mercado que interessa para os produtores de milho e de etanol de milho. No caso, eu considero que Mato Grosso é o maior beneficiado dessa medida”, avalia.
O segundo sinal transmitido pelo governo diz respeito à transição energética e a diminuição do uso de combustível à base de petróleo, que são mais poluentes. “O governo está, vamos dizer, fazendo um movimento para sair do petróleo, da dependência do petróleo para usar mais biocombustíveis, bioenergia”, explicou o analista.
Na mesma direção, o terceiro sinal enviado com a decisão está associado à redução da dependência do preço do petróleo, que varia muito ao longo do ano.
“Se você aumentar o percentual de etanol na gasolina, naturalmente você vai reduzir a quantidade de petróleo, especialmente num ambiente em que o preço do petróleo teve uma alta e pode ter outras altas com essas guerras aí e Oriente Médio e Rússia”, disse.
Para Vivaldo, a medida não deve ter o efeito de reduzir o custo do combustível, porque o aumento da demanda por etanol deve ser correspondido com o aumento do seu preço. De todo modo, o economista acredita que a medida vai ajudar a estabilizar o preço, evitando as flutuações.
“Eu considero isso mais um efeito colateral, que será, se não reduzir o preço da gasolina, pelo menos estabilizar, inibir o crescimento. Acho que é é uma medida que agrada a sociedade, agrada a indústria, agrada o agro e é bom para todos”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Estudante de medicina de MT é encontrada morta em Vilhena; corpo será levado para VG
16 de Agosto de 2025 as 19h35Bombeiros aplicaram R$ 25 milhões em multas e fizeram 5 prisões por uso irregular do fogo
As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
16 de Agosto de 2025 as 12h11Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51