Fraude nos consignados
Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
Geral | 07 de Julho de 2025 as 16h 36min
Fonte: Repórter MT

Um decreto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, publicado nesta segunda-feira (07), suspendeu as atividades da Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S.A em Mato Grosso. A empresa é alvo de diversas denúncias por aplicar taxas de juros excessivas e cláusulas abusivas em seus contratos, prejudicando milhares de servidores ativos e inativos, bem como pensionistas.
De acordo com o decreto, foram suspensos os efeitos do convênio, que foi firmado entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Capital Consig, em julho de 2022, e autorizava a empresa a realizar consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais para amortização de cartão de crédito consignado.
Após as diversas denúncias envolvendo os empréstimos consignados, a Seplag já havia suspendido as operações e descontos na folha de pagamento dos servidores estaduais praticados pela Capital Consig e outras instituições financeiras. No entanto, a empresa não foi impedida de efetuar os descontos consignados nas contas de mais de 12 mil servidores públicos.
Agora, com o decreto da ALMT, a suspensão total do convênio da Seplag com a empresa já entrou em vigor.
Conforme a justificativa do projeto do decreto, a medida tem o objetivo de proteger os servidores públicos de práticas fraudulentas, preservar os cofres públicos de repasses ilegais e garantir o cumprimento da legislação consumerista e financeira.
O projeto foi aprovado pela maioria dos deputados na última quarta-feira (02) e é de autoria dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB) e Júlio Campos (União).
Notícias dos Poderes
Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT
12 de Julho de 2025 as 18h52Voo para os EUA retorna após passageira ler mensagem de 'descanse em paz' em telefone de pessoa ao lado
Após inspeção, autoridades não identificaram ameaça concreta, e aeronave foi liberada
12 de Julho de 2025 as 18h50