Nenhum novo surto
Brasil declara estar livre de gripe aviária e aguarda normalização de embarques de frango
Geral | 18 de Junho de 2025 as 16h 19min
Fonte: Isto é

O Brasil se declarou livre do vírus da gripe aviária nesta quarta-feira, 18, após nenhum novo surto da doença ter sido detectado em granjas comerciais de aves desde o primeiro caso, em maio, de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura.
Em nota, a pasta afirmou que informou oficialmente nesta quarta-feira à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) o fim do chamado vazio sanitário, conforme previsto nos protocolos internacionais.
O primeiro surto no Brasil atingiu uma granja de matrizes no sul do país no mês passado, desencadeando proibições comerciais que agora podem ser revertidas com a recuperação do status de livre da doença.
“Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em nota.
A recuperação do status do Brasil como livre do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade não é automática e precisa ser confirmada pela OMSA, de acordo com as diretrizes do órgão.
O ministério também afirmou estar notificando os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer o comércio internacional.
“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário… Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Dezenas de importadores colocaram proibições totais ou parciais à carne de frango do Brasil, o maior exportador global de carne de frango. A suspensão dos embargos depende de cada país.
A exportação de carne de frango in natura do Brasil teve uma queda de cerca de 25% em volume pela média diária nas duas primeiras semanas de junho, na comparação com o dado do mesmo mês do ano passado, de acordo com números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), publicados na última segunda-feira.
A contagem regressiva de 28 dias para a autodeclaração do status de livre da doença começou em 22 de maio, após as autoridades locais informarem que a granja onde o único surto no Brasil foi detectado havia sido totalmente desinfetada.
De acordo com os protocolos comerciais existentes, a China, a União Europeia e outros importadores proibiram as exportações de carne de frango de todo o Brasil após a confirmação do primeiro surto em granja comercial.
Mas alguns países impuseram embargos restritos ao local do foco, o município de Montenegro (RS), como é o caso dos Emirados Árabes Unidos e do Japão.
Mais cedo, o governo do Rio Grande do Sul havia afirmado ter cumprido os protocolos, e que o país já poderia se autodeclarar livre da doença.
Notícias dos Poderes
Inscrições abertas para ‘2ª Corrida Maria da Penha’
22 de Julho de 2025 as 10h22Mediterranée será lançado em agosto e marca nova era de urbanismo em Sinop
Sinop se prepara para receber um dos empreendimentos mais emblemáticos de sua história.
22 de Julho de 2025 as 07h45Sinop recebe lançamento do McDia Feliz 2025 com apoio da AACCMT
21 de Julho de 2025 as 22h55Inpasa lança ação com mais de 200 vagas; todas também disponíveis para pessoas com deficiência
21 de Julho de 2025 as 19h50À frente da Prefeitura de Sorriso, Acacio Ambrosini ganha projeção entre as principais lideranças políticas
21 de Julho de 2025 as 16h49OAB inicia seleção de nomes para vaga de desembargador no TJMT
Edital prevê formação de lista sêxtuplal; nomes cotados já circulam no meio jurídico.
21 de Julho de 2025 as 16h42