Colapso físico
Bombeiro passa mal em curso que deveria estar suspenso em MT
Houve decisão judicial para suspender o curso, mas as atividades continuaram
Geral | 01 de Maio de 2025 as 17h 27min
Fonte: Folha Max

Um subtenente do Corpo de Bombeiros passou mal por problemas de saúde, durante cerimônia de troca de luvas, realizada nesta quinta-feira (1º). Lauriney Pinto de Miranda é aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar (CAOC) e foi atendido no local, sendo encaminhado em seguida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois para um hospital em Cuiabá.
O militar desmaiou durante um treinamento físico exaustivo realizado durante que curso, que inclusive, foi alvo de decisão judicial determinando que fosse suspenso. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que o subtenente tem 30 anos de carreira militar e era aluno do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares. Esclareceu que logo após passar mal foi socorrido e levado para uma UPA e depois um hospital, conforme orientação médica.
"A corporação informa que ele está bem, conversando, e será submetido a um procedimento de cateterismo para tratar o problema". Informou ainda que a corporação acompanha a situação e presta todo o apoio necessário à família.
Curso suspenso
Há relatos de que o subtenente Lauriney e a turma de alunos da qual fazia parte, teriam sido submetidos a uma série de exercícios intensos, como corrida de 7 quilômetros, natação por uma hora ininterrupta, sessões de abdominais, flexões e polichinelos. Durante as atividades, o aluno desmaiou na quadra, batendo a cabeça no chão. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital.
Em decisão assinada no dia 22 de abril deste ano, o juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá determinou a "imediata suspensão do Processo Seletivo Interno do CAOC até o julgamento do mérito deste feito ou decisão judicial autorizando sua retomada". Ele proferiu a decisão liminar num mandado de segurança interposto por Fernando da Silva Barbosa e Rudiney Taveira Longuinho, ambos bombeiros em Mato Grosso, contra ato do presidente da Comissão do Processo Seletivo do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares.
Os autores do mandado de segurança alegam que foram indevidamente excluídos do processo seletivo do curso "em razão de indevida reserva de 50% das vagas com base em critérios de antiguidade, em afronta à exigência de concurso público interno prevista na nova lei federal. Ademais, alegam o processo de seleção viola a legislação vigente, na medida em que houve omissão da Avaliação Psicológica na seleção, requisito obrigatório nos termos do art. 31, inciso VIII da LC 408/10".
No entanto, as atividades teriam sido levadas adiante. E durante o curso o subtenente passou mal.
Nota na íntegra
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) esclarece que um subtenente, com 30 anos de carreira militar e aluno do Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC), passou mal por problemas de saúde, durante cerimônia de troca de luvas, realizada nesta quinta-feira (1/5). Ele foi prontamente atendido no local, encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, posteriormente, a um hospital, conforme orientação médica.
A corporação informa que ele está bem, conversando, e será submetido a um procedimento de cateterismo para tratar o problema.
O Corpo de Bombeiros acompanha a situação e presta todo o apoio necessário à família.
Notícias dos Poderes
Operador de lobista de MT jogou celular pela janela e pediu ajuda a personal
Ele é ligado a Andreson Oliveira, de Cuiabá, preso e investigado por venda de sentenças
24 de Maio de 2025 as 15h03Governo assina primeiro contrato para conclusão do BRT; entenda o que está previsto
Obras preveem conclusão de trechos em Cuiabá e Várzea Grande; outras licitações serão realizadas
23 de Maio de 2025 as 15h51Governador sanciona lei de cadastros de pedófilos e agressores em MT: 'avanço na proteção do mais vulnerável'
Os cadastros ficarão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), após regulamentação da lei
23 de Maio de 2025 as 15h49Governador sanciona lei que multa em R$ 5 mil quem jogar lixo em espaços públicos
Legislação também prevê recompensa para quem denunciar a prática
23 de Maio de 2025 as 15h35Sinop atrai novos investimentos e reforça papel estratégico no agronegócio nacional
Com economia em expansão e urbanismo em transformação, município de Mato Grosso recebe projetos que aliam arquitetura, sustentabilidade e logística
23 de Maio de 2025 as 13h55Criança de 4 anos morre após ser picada por cobra cascavel no interior do RN
Família diz que picada não foi identificada no primeiro atendimento médico recebido pelo menino. Caso aconteceu em Equador, na região Seridó potiguar.
23 de Maio de 2025 as 13h50Jaguatirica de MT resgatada em queimada se adapta bem a Zoológico de São Paulo após transferência
O transporte do felino foi feito, na última terça-feira (20), em parceria entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Latam Cargo
23 de Maio de 2025 as 10h10Desembargador e advogados tomam posse como juízes-membros do TRE-MT
Após a assinatura dos termos de posse e leitura dos termos de compromisso pelos empossados, as autoridades presentes os parabenizaram pelos cargos assumidos no Pleno do TRE-MT
23 de Maio de 2025 as 09h50