Vendas de sentenças
Após lobista de MT, advogado também é alvo da PF por vazar operações
STF sinaliza que Sisamnes terá dezenas de fases
Geral | 30 de Maio de 2025 as 22h 33min
Fonte: FolhaMax

A nova fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (30/5), investiga um advogado de Brasília por repassar informações sigilosas sobre investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Trata-se de Michelangelo Cervi Corsetti, que passou a ser formalmente alvo da apuração após autorização do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Corsetti foi alvo de medidas cautelares impostas pelo STF, que incluem a proibição de manter contato com outros investigados e a vedação de saída do país. As restrições foram aplicadas também ao prefeito de Palmas (TO), José Eduardo de Siqueira Campos (Podemos), também investigado por envolvimento no esquema de vazamentos.
A operação Sisamnes apura um esquema de venda de sentenças judiciais envolvendo magistrados do STJ e de tribunais estaduais, tendo iniciada em Mato Grosso após a morte do advogado Roberto Zampieri e a prisão do lobista e empresário Andreson Gonçalves. O nome da operação faz referência a um juiz persa da Antiguidade, conhecido por ter sido punido por aceitar subornos e que se tornou símbolo de corrupção no Judiciário.
Nesta semana, a PF deflagrou outras duas fases da operação. Em 24 horas, desde a manhã de quarta-feira (28) até a manhã de quinta (29), foram cumpridos cinco mandados de prisão e nove de busca e apreensão.
O objetivo das 7ª e 8ª fases da operação, deflagradas nesta semana, é aprofundar a investigação em relação aos crimes de corrupção judiciária e lavagem de dinheiro, além de apurar os possíveis mandantes e eventuais coautores do homicídio de advogado em 2023, em Cuiabá, Mato Grosso. Na manhã de quinta-feira, agentes da polícia miraram o esquema envolvendo o pagamento milionário de propinas em troca de decisões judiciais proferidas por um magistrado vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado do Estado de Mato Grosso.
Na quarta-feira, a investigação ganhou proporção nacional após a prisão de um grupo identificado como Comando C4 (Comando de Caça a Comunistas, Corruptos e Criminosos), formado por militares da ativa e da reserva. De acordo com a PF, o grupo seria responsável pelo assassinato do advogado Roberto Zampieri, que motivou a deflagração das primeiras fases da Sisamnes.
Com o avanço das investigações, a PF busca agora identificar os canais de vazamento e os beneficiários da suposta comercialização de informações sigilosas, além de esclarecer as conexões entre os diferentes núcleos envolvidos, como políticos, jurídicos e militares.
Notícias dos Poderes
Justiça recupera R$ 5,7 milhões em multas ambientais para Mato Grosso
29 de Agosto de 2025 as 07h27Metanol importado para empresas de MT era desviado e adulterado em SP
Investigações apontam que metanol importado para empresas de MT era desviado
28 de Agosto de 2025 as 16h23Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes
Apenas Guarulhos e Campinas não são capitais
28 de Agosto de 2025 as 15h16Preso por esquema bilionário em SP tem fazenda de R$ 17 milhões em MT
Propriedade está em Chapada dos Guimarães
28 de Agosto de 2025 as 15h14Inscrições para Torneio de Pesca encerram no domingo (31)
28 de Agosto de 2025 as 13h45Festeja Sinop: banho na Praia do Cortado será permitido apenas nos dias do Festival de Praia
Banho não será autorizado durante a Romaria Fluvial e o Torneio de Pesca
28 de Agosto de 2025 as 13h23Show do Padre Reginaldo Manzotti e abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, será domingo (31) às 19h30
O show nacional será logo após a cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos
28 de Agosto de 2025 as 13h21População de MT cresce em mais de 50 mil pessoas em um ano, diz IBGE
O número considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2025.
28 de Agosto de 2025 as 12h58