Confronto forjado
Ação contra policiais envolvidos na morte do advogado Renato Nery é enviada à Justiça Militar
Geral | 13 de Junho de 2025 as 18h 57min
Fonte: O documento

A juíza Alethea Assunção Santos, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, transferiu para a 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar a ação penal contra quatro policiais da Rotam: Jorge Rodrigo Martins, Wailson Alessandro Medeiros Ramos, Wekcerlley Benevides de Oliveira e Leandro Cardoso.
Eles foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por forjar um confronto para plantar com terceiros a arma usada no assassinato do advogado Renato Nery, morto em julho de 2024, em Cuiabá.
A magistrada atendeu pedido do MPE e afirmou que a Vara Militar é a competente para julgar o caso. Os policiais respondem por organização criminosa, abuso de autoridade, porte ilegal de arma de uso restrito e falsidade ideológica.
A denúncia afirma que o crime foi cometido por uma organização criminosa dividida em quatro núcleos. O primeiro, de comando, seria formado pelos mandantes, que teriam agido após serem derrotados por Nery numa disputa fundiária. Embora não mencionados na denúncia, a Polícia Civil aponta o casal César Jorge Sechi e Julinere Goulart Bentos como autores intelectuais. Eles estão presos desde maio.
O segundo núcleo, de intermediação, teria feito a ponte entre os mandantes e o executor. O policial militar Heron Teixeira Pena Vieira teria recebido a encomenda do crime, contratado o atirador, monitorado a vítima e fornecido os meios para o assassinato.
O terceiro núcleo, operacional, foi responsável pela execução. Alex Roberto de Queiroz Silva, que confessou o crime, pertence a esse grupo.
O quarto núcleo, de obstrução, teria atuado para encobrir o crime, tentando plantar a arma com terceiros. Nele estão os quatro policiais militares denunciados.
Renato Nery foi baleado na cabeça no dia 5 de julho de 2024, quando chegava ao escritório, em Cuiabá. Ele morreu no hospital no dia seguinte.
Segundo a investigação, o crime foi encomendado pelo casal envolvido em uma disputa milionária de terras. Uma semana depois, os policiais simularam um confronto que resultou na morte de um jovem e feriu dois outros. A arma do crime seria colocada com eles para dificultar as investigações.
Notícias dos Poderes
Jovem de Mato Grosso é vice-campeã no BT 100 de Sinop
24 de Agosto de 2025 as 16h33Tenista de 66 anos passa mal durante torneio e morre em hospital de Cuiabá
Atleta chegou a ser reanimado, mas não resistiu
24 de Agosto de 2025 as 14h22Justiça do Paraná autoriza transfusão de sangue em bebê após pais recusarem procedimento por motivos religiosos
Segundo Tribunal de Justiça, bebê de três meses tem síndrome de Down, cardiopatia congênita e está internado com dengue grave e sepse
22 de Agosto de 2025 as 19h13Governo de MT publica edital para concurso da PGE com 15 vagas para Procurador do Estado
Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pela execução das provas; inscrições começam no dia 4 de setembro
22 de Agosto de 2025 as 18h04Colisão entre caminhonete e picape deixa três mortos e quatro feridos na MT-208
22 de Agosto de 2025 as 16h58Assaltantes de banco em Brasnorte eram clientes da agência e usariam o dinheiro para pagar agiotas, diz polícia
Crime ocorreu no fim de julho, quando quatro homens armados com fuzis invadiram a agência bancária
22 de Agosto de 2025 as 11h57Tragédia na BR-163: colisão entre carro e caminhonete mata dois motoristas em Sorriso
Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (22) e interditou totalmente a rodovia entre Lucas do Rio Verde e Sorriso.
22 de Agosto de 2025 as 10h54