Denúncia de irregularidades
Justiça nega recurso e mantém eleição da FMF suspensa
Esporte | 09 de Maio de 2025 as 07h 28min
Fonte: Gazeta Digital

A Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve a decisão que suspendeu a eleição da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), inicialmente marcada para este mês. A medida, tomada nesta quarta-feira (8), foi fundamentada em indícios de irregularidades no processo eleitoral da entidade, responsável por comandar o futebol no Estado.
O julgamento analisou um agravo de instrumento interposto pela própria FMF, que buscava reverter a suspensão do pleito e garantir a realização da eleição antes do fim do mandato da atual diretoria, previsto para o dia 25 de maio. No entanto, o pedido de reconsideração foi indeferido pelo relator, desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, que destacou a necessidade de assegurar a legalidade, transparência e isonomia do processo eleitoral.
“Essas constatações reforçam a necessidade de preservar o controle jurisdicional sobre o processo eleitoral, especialmente diante de possíveis afrontas a princípios basilares que regem a vida associativa e a legitimidade democrática das entidades representativas”, citou.
Entre os problemas apontados no processo estão a possível violação do estatuto da entidade quanto à limitação de reeleições, a exclusão de uma associação do colégio eleitoral sem fundamentação adequada e a ausência de contraditório e ampla defesa. A Associação Camponovense Celeiro de Futebol, autora da ação, alegou ter sido excluída de forma indevida do processo, o que comprometeria a lisura do pleito.
A decisão cita também que, embora a FMF tenha informado que, em assembleia realizada no dia 3 de maio, aprovou a inclusão da associação no colégio eleitoral e definiu nova data para a eleição, o tribunal entendeu que as irregularidades anteriores ainda justificam a suspensão.
“Ainda que a recorrente alegue que, na Assembleia Geral Ordinária realizada às 14h30 do dia 03/05/2025, tenha sido aprovada a inclusão da agravada no colégio eleitoral, esse fato não descaracteriza os fundamentos que motivaram a concessão da tutela de urgência. Persistem indícios de irregularidades no procedimento eleitoral anterior, os quais continuam aptos a justificar a medida de suspensão do pleito”, disse.
Caso seja necessário assegurar a administração provisória da entidade após o fim do mandato do atual presidente, Aron Dresch, caberá à 4ª Vara Cível de Cuiabá deliberar sobre a medida. O atual gestor concorre à reeleição. No comando da entidade desde 2017, ele busca seu terceiro mandato consecutivo. A principal oposição é liderada por João Dorileo Leal, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Mixto.
Notícias dos Poderes
Sinop conquista ouro no Campeonato Mato-grossense de Xadrez das Escolas Militares 2025
25 de Agosto de 2025 as 16h15Definidos os campeões da chave juvenil internacional em Sinop
25 de Agosto de 2025 as 07h43NASCAR Brasil: Jorge Martelli é campeão do Campeonato Brasileiro de 2025 com antecipação
24 de Agosto de 2025 as 13h47Sinopense disputa classificação para oitavas de final no torneio de beach tennis
22 de Agosto de 2025 as 18h10Definidos os primeiros campeões do torneio internacional de Beach Tennis em Sinop
21 de Agosto de 2025 as 13h28Delegação de Sinop conquista 6 títulos no Campeonato Mato-grossense de Xadrez de Menores 2025
21 de Agosto de 2025 as 11h48Atletas de MT vão às quartas e buscam título nesta quarta (20)
Jovem talento de 16 anos de Rondonópolis e atleta de Cuiabá buscam jogam por vaga na semi em dia com rodada tripla. Cuiabana atua ao lado de italiana top 15 mundial no torneio BT 50. Principal competição BT 100 começa na quinta-feira, 21, com o Quali
20 de Agosto de 2025 as 11h49Projeto de Lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas é aprovado em Cuiabá
O texto estabelece o sexo biológico como critério para a formação das equipes deverá ser o sexo biológico.
20 de Agosto de 2025 as 08h30