Disputa na FMF
A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
Esporte | 09 de Julho de 2025 as 09h 33min
Fonte: Mídia News

O processo eleitoral na Federação Matogrossense de Futebol (FMF) voltou a ser suspenso após a Chapa Progresso no Futebol, liderada por Aron Dresch, ingressar com um novo pedido de liminar na Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMA). A ação contesta a publicação de um novo edital pela Comissão Eleitoral da entidade, mesmo que prevista no estatuto da federação.
A Comissão Eleitoral decidiu republicar o edital em reunião realizada no dia 25 de junho, após retomar sua competência sobre o pleito com a extinção do processo que tramitava na Justiça Comum. O novo documento traria um cronograma atualizado para registro de chapas, análise, impugnações e homologações.
Segundo Luciano Hocsman, interventor nomeado pela CBF para conduzir a FMF, a medida atende ao que determina o estatuto e foi tomada de forma transparente. Ele explicou que a republicação se fez necessária tanto pelo tempo decorrido durante a intervenção judicial, quanto por dificuldades operacionais enfrentadas no processo anterior, o que comprometeu os prazos inicialmente estipulados.
Ainda de acordo com a Comissão Eleitoral, a atualização do calendário também considera a estrutura administrativa atual da FMF e a disponibilidade dos membros da comissão responsável pela condução da eleição.
Com a nova liminar apresentada pela Chapa Progresso no Futebol, o processo eleitoral volta a ficar suspenso e segue sem prazo definido. A continuidade do pleito depende agora da análise do pedido por parte da CBMA.
Entenda o caso
A eleição da FMF estava prevista para 3 de maio, mas foi suspensa por liminar judicial após denúncias de irregularidades e questionamentos sobre a elegibilidade de candidatos.
O processo ficou paralisado, com tentativas de destituição da comissão eleitoral e disputas entre as chapas.
A eleição na entidade virou alvo de disputa judicial e intervenção da CBF. O mandato do então presidente Aron Dresch terminou em 26 de maio de 2025 sem que uma nova eleição tivesse sido realizada. Diante da indefinição, a Justiça de Mato Grosso nomeou o advogado Thiago Barros como administrador provisório da entidade. No entanto, a CBF contestou a decisão judicial, alegando que a nomeação violava normas da FIFA e do Estatuto do Futebol, que proíbem interferência externa nas entidades esportivas.
Como alternativa, a CBF indicou Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, para atuar como interventor interino. Após negociações, a Justiça aceitou a proposta da CBF e revogou a nomeação anterior. Em audiência, ficou acordado que a eleição da FMF segue organizada sob supervisão da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMA), restaurando a normalidade do processo eleitoral.
Notícias dos Poderes
Sinop conquista ouro no Campeonato Mato-grossense de Xadrez das Escolas Militares 2025
25 de Agosto de 2025 as 16h15Definidos os campeões da chave juvenil internacional em Sinop
25 de Agosto de 2025 as 07h43NASCAR Brasil: Jorge Martelli é campeão do Campeonato Brasileiro de 2025 com antecipação
24 de Agosto de 2025 as 13h47Sinopense disputa classificação para oitavas de final no torneio de beach tennis
22 de Agosto de 2025 as 18h10Definidos os primeiros campeões do torneio internacional de Beach Tennis em Sinop
21 de Agosto de 2025 as 13h28Delegação de Sinop conquista 6 títulos no Campeonato Mato-grossense de Xadrez de Menores 2025
21 de Agosto de 2025 as 11h48Atletas de MT vão às quartas e buscam título nesta quarta (20)
Jovem talento de 16 anos de Rondonópolis e atleta de Cuiabá buscam jogam por vaga na semi em dia com rodada tripla. Cuiabana atua ao lado de italiana top 15 mundial no torneio BT 50. Principal competição BT 100 começa na quinta-feira, 21, com o Quali
20 de Agosto de 2025 as 11h49Projeto de Lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas é aprovado em Cuiabá
O texto estabelece o sexo biológico como critério para a formação das equipes deverá ser o sexo biológico.
20 de Agosto de 2025 as 08h30