Segundo semestre
Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
Educação | 22 de Julho de 2025 as 12h 32min
Fonte: Secom -MT

Após o recesso de julho, os estudantes da rede estadual de ensino de Mato Grosso retomam as aulas nesta terça-feira (22), dando início ao segundo semestre letivo. Para este novo ciclo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça a continuidade da campanha "Sua Presença Vale Muito", uma iniciativa estratégica do programa "Nenhum Estudante a Menos", voltada à recuperação da aprendizagem e o combate à evasão escolar.
A Seduc realiza esta ação entre o segundo e o terceiro bimestre e envolve identificação precoce de um possível abandono, acompanhamento individualizado, promoção da inclusão, engajamento da comunidade escolar e prevenção do abandono.
A coordenadora de Gestão de Rede da Seduc, Patrícia Carvalho destaca que as escolas têm um papel fundamental na execução da Estratégia de Busca Ativa Escolar. No início de cada ano letivo, elaboram um plano de ação com acompanhamento sistemático pelas Diretorias Regionais de Educação e a escola indica dois servidores como pontos focais, embora toda a equipe pedagógica e gestora seja corresponsável pela estratégia.
Ela explica que o monitoramento da frequência é realizado de forma contínua, com o apoio de ferramentas como o Sistema de Prevenção ao Abandono e a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI On-Line).
Esses instrumentos registram as ações desenvolvidas com cada estudante, como convocação dos responsáveis, escuta ativa, mediação com o Grêmio Estudantil e articulação com a rede de proteção. “Essa atuação diária, preventiva e proativa coloca as escolas na linha de frente do enfrentamento à evasão, reforçando seu papel central na garantia do direito à educação”, argumenta Patrícia.
Além disso, com essa abordagem, a pasta envolve ações coordenadas com outros setores de proteção, como saúde e assistência social para oferecer suporte aos estudantes e suas famílias.
O secretário de Educação, Alan Porto, acompanha pessoalmente as ações da campanha que, segundo ele, busca não apenas diminuir os índices de evasão, mas também criar um ambiente escolar mais engajador e propício ao aprendizado. O secretário ressalta que todo estudante merece estar onde há estímulo, acolhimento e possibilidade de transformação.
"Acreditamos que a educação é a base para um futuro melhor, e cada aluno que permanece na escola representa uma vitória para nós e a colaboração é fundamental em iniciativa como esta. A busca ativa só é possível graças ao trabalho conjunto das equipes, que demonstram um compromisso incansável com a educação de qualidade", completa.
Ele ressalta que a expectativa é de um segundo semestre ainda mais produtivo, com foco na educação de qualidade e no desenvolvimento integral dos estudantes da rede estadual.
“Voltamos à rotina com todos os afazeres rigorosamente em dia. Professores e equipes gestoras estão engajados em executar as atividades planejadas que visam consolidar os conteúdos do primeiro semestre e preparar os estudantes para os desafios desta nova etapa”, conclui Alan Porto.
Notícias dos Poderes
Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11Prefeito articula com vice-governador construção de nova escola de tempo integral para Sinop
13 de Outubro de 2025 as 09h43Termina domingo o prazo de inscrições no processo seletivo da Seciteci
Mais de 100 vagas para professores e técnicos de apoio educacional estão disponíveis em 17 cidades do estado; salários chegam a R$ 12 mil
10 de Outubro de 2025 as 08h30