Escola transforma
Programa educacional atende escola rural de Sinop
A escola municipal do Mato Grosso será beneficiada com ação de voluntariado amanhã (28)
Educação | 27 de Junho de 2023 as 12h 08min
Fonte: Assessoria

A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Silvana, do município de Sinop, localizado no Mato Grosso, recepciona amanhã (28) o projeto Escola Transforma, que vem realizando intervenções e melhorias em escolas municipais de várias regiões do Brasil. Em 2021 e 2022, o projeto beneficiou mais de 11 mil estudantes com implantação de salas de leitura, parques infantis, hortas, entre outros espaços, em instalações de 31 instituições públicas de ensino.
Neste ano de 2023, o projeto, patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com o Instituto Cuidare, dedica atenção às escolas rurais. Em Sinop, no centro-oeste do país, a instituição contemplada é a Escola Municipal de Educação Básica Silvana, que atende 156 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.
O objetivo é proporcionar conquistas pedagógicas e melhorias na estrutura física dos estabelecimentos educacionais e, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. Tudo começa com um período de diagnóstico, quando são identificadas as necessidades das escolas juntamente com a comunidade escolar.
Com entregas físicas programadas para o mês de novembro, o estabelecimento receberá na quarta-feira (28), das 08h às 12h, a primeira ação de voluntariado, que consiste de diversas atividades pedagógicas com a temática de sustentabilidade em prol da conscientização para os jovens estudantes.
“A EMEB Silvana está vivendo um momento muito feliz e com grande expectativa para receber o Projeto Escola Transforma em nossa unidade. Desde o início, quando recebemos o convite, nossos olhos brilharam, pois já imaginávamos a grandiosidade dessa parceria. A escola pública é assistida, sim, com recursos públicos, mas quando recebemos empresas como a Nutrien e Rede Educare que se propõem em fazer parcerias com a escola através de projetos, com certeza faz a diferença”, afirma a diretora Keila, em depoimento.
“Continuamos mais um ano com o compromisso de fortalecer a educação, acreditamos que o Projeto Escola Transforma vem proporcionando melhorias dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2023, estamos presentes em 30 cidades com mais de 40 escolas no projeto, e estamos levando voluntariado para contribuir ainda mais nas ações que estamos realizando. Esse ano, nosso foco está em escolas rurais, pois acreditamos que o impacto que iremos causar será ainda maior nessas comunidades.", explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.
Impacto social
Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. As escolas rurais ganham atenção especial do projeto por apresentarem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais baixo que as demais. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.
“O Instituto Cuidare valoriza o potencial transformador das escolas rurais, quilombolas e indígenas. Atuamos de forma colaborativa e em rede. Através do projeto Escola Transforma, promovemos melhorias nas estruturas e oferecemos formação, envolvendo a sociedade e o poder público para assegurar uma educação básica de qualidade. Acreditamos no compromisso coletivo com a educação, pois enxergamos na escola tanto o presente quanto o futuro de um país”, afirma Kátia Rocha, presidente do Instituto Cuidare.
Mais de 17 mil estudantes beneficiados
Nos dois primeiros anos de atuação (2021 e 2022), o Projeto Escola Transforma atendeu 31 escolas, beneficiando diretamente 11.357 estudantes e 1.431 professores e funcionários. Ao todo, foram doados 6 mil livros e entregues, 15 salas de leituras e 450 brinquedos e jogos educativos. Neste ano de 2023, mais de 40 escolas recebem ações do projeto, com cerca de 6 mil estudantes beneficiados com as suas intervenções.
Notícias dos Poderes
Governo de MT implanta mais 25 escolas cívico militares após consulta com pais e estudantes
23 de Maio de 2025 as 07h25Estado abre processo seletivo para contratação de 1,2 mil servidores com salário de até R$ 4,1 mil
22 de Maio de 2025 as 12h02MEC proíbe ensino a distância para cursos de direito, medicina e mais três graduações
20 de Maio de 2025 as 07h58UFMT abre 700 vagas para quem já tem diploma de graduação; entenda
As vagas disponíveis estão distribuídas entre os Câmpus Araguaia (Barra do Garças e Pontal do Araguaia), Cuiabá, Sinop e Várzea Grande
19 de Maio de 2025 as 08h05Prouni tem 85% de ociosidade em 2024 e acumula 2,5 milhões de bolsas não preenchidas em 12 anos
19 de Maio de 2025 as 07h51Aberta as inscrições para concurso criativo de desenhos e frases
13 de Maio de 2025 as 17h12Sesi oferta 250 vagas gratuitas para EJA em Sinop e Várzea Grande
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25.05, e o início das aulas está agendado para o dia 26/05/2025
06 de Maio de 2025 as 11h23