Doutorado Interinstitucional
Professora da UFMT faz estudo sobre ansiedade e depressão em enfermeiros
O objetivo é investigar a qualidade de vida de professores de enfermagem de instituições públicas e privadas
Educação | 20 de Maio de 2021 as 09h 36min
Fonte: Redação com assessoria

"Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso". Esse é o tema da tese da professora Kamilla Maestá Agostinho, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, primeiro resultado do Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFMT e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). A defesa acontece hoje (20).
Realizado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental e orientado pela professora Namie Okino Sawada, o estudo teve como objetivo investigar a qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de enfermeiros docentes de instituições públicas e privadas, no norte do estado de Mato Grosso, com o intuito de se traçar um melhor entendimento da relação saúde versus trabalho docente. Foram analisados dados de enfermeiros que atuam como professores em cursos de ensino superior de enfermagem em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas no norte do Estado de Mato Grosso, em um total de dez instituições de ensino superior.
Os resultados apontam que a maioria dos profissionais de enfermagem que atuam na docência são mulheres com idade média de 35 anos, variando entre 25 a 55 anos vinculados majoritariamente às Instituições de Ensino Superior privadas e que apresentam sintomas de ansiedade (18,75% leve e 10,94% moderada) e depressão (9,37% depressão leve e 1,56% depressão moderada) de forma que o nível de ansiedade leve na IES privada foi maior que na IES pública.
Quanto à qualidade de vida, o trabalho inferiu que, de modo geral, não há diferença significativa na qualidade de vida dos docentes de IES pública e privada e que a qualidade de vida é boa, entretanto há facetas com escores baixos que podem afetar pontos importantes da qualidade de vida como dependência de medicação e tratamento na instituição pública e dor e desconforto na privada.
A banca examinadora será composta pelas professoras Helena Megumi Sonobe, Maria Jose Clapis e Karina Dal Sasso Mendes (EERP/USP); Maria Emilia Grassi Busto Miguel, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Adriana Cristina Nicolussi, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); e Silvana Maria Coelho Leite Fava, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal);
Dinter
A UFMT estabeleceu um acordo de cooperação com a USP para disponibilizar um doutorado interinstitucional para capacitar o corpo docente do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2017.
Coordenado pela professora atrícia Reis de Souza Garcia e vice coordenado pela professora Pacífica Pinheiro Lima Neta, o projeto tem como objetivo viabilizar a formação de doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa; com igual padrão de qualidade; contribuindo para a criação e o fortalecimento de novos cursos de pós-graduação; além de fomentar o desenvolvimento de projetos de investigação e pesquisa que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento da instituição receptora com o desenvolvimento da região.
Notícias dos Poderes
Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00