Piso salarial
Prefeitura atualiza piso e aumenta salário de professores da educação municipal em 5,94%
O percentual de reajuste, que já será pago a partir de maio/23
Educação | 20 de Abril de 2023 as 11h 34min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

O prefeito Roberto Dorner anunciou, nesta manhã (20), a atualização do piso salarial para os profissionais do magistério da educação básica municipal, em atendimento a Lei Federal nº 11.738/18. O percentual de reajuste, que já será pago a partir de maio/23, ficou em 5,94% para todos os profissionais da rede municipal de ensino, com recursos do FUNDEB e contrapartida dos cofres municipais.
Dorner destaca que foi realizado um estudo de impacto orçamentário que verificasse as condições de pagamento, dentro da arrecadação municipal, e desde janeiro está sendo conversado junto ao departamento de finanças, educação e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, o reajuste para a classe. “Nós estamos fazendo a nossa parte junto com os professores, e tenho certeza que os professores irão fazer a parte deles, melhorando ainda mais o ensino, para que os nossos alunos tenham uma aprendizagem mais rápida, e com notas mais altas”, destacou.
O chefe do executivo destaca ainda a construção de sete novas escolas no município. “Até final de maio, nós vamos entregar duas escolas e duas creches, que são construídas com recursos próprios. O dinheiro da educação está sendo aplicado na educação, e ainda um pouco a mais. Nós estamos fazendo o melhor para a nossa educação, esperamos que o nosso município seja modelo, dentro do Estado de Mato Grosso ", frisou o gestor.
Conforme a Secretária de Educação, Sandra Donato, o reajuste será pago a partir do mês de maio de 2023. “Nós estamos cumprindo com a incorporação do reajuste, sendo que no início do ano o prefeito ele já deu o RGA, e agora ficou um complemento desse reajuste. O aumento é para todos os professores da rede municipal de ensino, conforme prevê a lei. Os meses retroativos serão pagos da seguinte forma: Junho/2023 – pagamento retroativo de janeiro e fevereiro; Julho/2023 – pagamento retroativo de março e abril”, explicou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Adriano Perotti, destaca que vem trabalhando com a gestão desde janeiro. “Sobre a reposição do piso salarial dos professores, é uma lei Federal, e a gente vinha negociando com o prefeito Roberto Dorner, o momento ideal para estar sendo feito isso, uma vez que a gente depende também de recursos, arrecadação do município e do estado, o que vem tendo dificuldades, principalmente a questão de ICMS e a perda na arrecadação do FUNDEB. No entanto, graças ao empenho da prefeitura, a gente conseguiu chegar na data de hoje, e está passando essa diferença que falta do piso dos professores da rede municipal”.
Ele ressalta ainda que Sinop vem cumprindo o pagamento a categoria todos os anos. “Existem municípios no estado de Mato Grosso que acabam não seguindo o que diz a legislação Federal. Em Sinop, desde que foi implantado o piso nacional do magistério, ele é feito todo ano”.
Participaram da reunião, todos os diretores da rede municipal de ensino, representantes do FUNDEB, os vereadores Célio Garcia, Juventino e o presidente da Câmara Paulinho Abreu. Estiveram presentes a Secretária de Governo Faira Strapazzon e a Secretária de Planejamento e Finanças, Adriana Casturino.
Notícias dos Poderes
Solicitação de matrículas na rede estadual começa nesta quarta-feira; veja cronograma completo
Prazo vai até 7 de novembro e contempla alunos da Educação Especial, de Cuiabá e do interior
30 de Outubro de 2025 as 09h38Seduc mobiliza equipe em Sinop para ouvir professores e diretores de escolas e atender demandas
Com escutas ativas, visitas técnicas e reunião com gestores, secretaria acelera soluções pedagógicas e administrativas
27 de Outubro de 2025 as 16h18Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11