Estudos
Pesquisadores da UFMT encontram nova espécie de sagui
Mico schneideri habita o região das bacias do Juruena e Teles-Pires
Educação | 04 de Agosto de 2021 as 16h 45min
Fonte: Redação com assessoria

De pelo branco na cabeça, manto cinza, mãos entre preto e dourado e rabo totalmente preto, o Mico schneideri é uma nova espécie sagui da Amazônia, descrita por um grupo de pesquisa multinacional, que inclui a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O artigo foi publicado na Scientific Reports, periódico incluído no portfólio da Nature.
Os saguis do gênero Mico estão entre o grupo mais diverso de macacos encontrados no chamado "arco do desmatamento" da Amazônia e o número total de espécies de sagui na região ainda não está claro. Em 2019, o mesmo grupo descobriu o Mico munduruku em um trecho de floresta no Pará.
O Mico schneideri é a terceira espécie descrita a partir de saguis que foram anteriormente identificados como M. emiliae. Primeiro foi o Mico marcai, em 1993, e depois o Mico rondoni, em 2010. Apesar dessas quatro espécies terem sido confundidas umas com as outras, o estudo demonstra que além de serem morfologicamente distintas , cada uma delas fica em diferentes "interflúvios", regiões mais elevadas de uma bacia hidrográfica, que servem de divisão entre uma bacia e outra. O Mico schneideri fica no interflúvio das bacias do Juruena e Teles-Pires, enquanto o Mico emiliae fica no interflúvio entre as bacias do Tapajós e do Xingu.
O Mico emiliae foi descrito em 1920, mas ainda carece de estudos, bem como os mais recentes Mico schneideri, marcai e rondoni, principalmente por habitarem regiões ameaçadas pelo desmatamento. Essas lacunas de conhecimento são uma das causas para que hoje ainda não exista um protocolo de conservação que possa combater a perda de habitat dessas espécies.
A nova espécie foi nomeada em homenagem ao professor Horácio Schneider, um pioneiro e grande contribuidor para pesquisas sobre a diversidade e evolução dos macacos.
A publicação é resultado da tese de doutorado de Rodrigo Costa-Araújo, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com contribuição de diversos outros pesquisadores, entre eles o professor Gustavo Canale, da UFMT.
Notícias dos Poderes
Governo de MT implanta mais 25 escolas cívico militares após consulta com pais e estudantes
23 de Maio de 2025 as 07h25Estado abre processo seletivo para contratação de 1,2 mil servidores com salário de até R$ 4,1 mil
22 de Maio de 2025 as 12h02MEC proíbe ensino a distância para cursos de direito, medicina e mais três graduações
20 de Maio de 2025 as 07h58UFMT abre 700 vagas para quem já tem diploma de graduação; entenda
As vagas disponíveis estão distribuídas entre os Câmpus Araguaia (Barra do Garças e Pontal do Araguaia), Cuiabá, Sinop e Várzea Grande
19 de Maio de 2025 as 08h05Prouni tem 85% de ociosidade em 2024 e acumula 2,5 milhões de bolsas não preenchidas em 12 anos
19 de Maio de 2025 as 07h51Aberta as inscrições para concurso criativo de desenhos e frases
13 de Maio de 2025 as 17h12Sesi oferta 250 vagas gratuitas para EJA em Sinop e Várzea Grande
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 25.05, e o início das aulas está agendado para o dia 26/05/2025
06 de Maio de 2025 as 11h23