Nova Mutum
Merendas sem açúcar: Escolas Municipais de Nova Mutum começam adaptar receitas
O novo guia alimentar apresenta disponibilidade de mais frutas para o ensino fundamental, a retirada do açúcar para as creches municipais e restrição de alimentos ultraprocessados.
Educação | 01 de Julho de 2021 as 09h 40min
Fonte: Ana Paula Dias/Assessoria

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), apresentou um novo guia alimentar para atender as demandas da Rede Municipal de Ensino de todo o Brasil. Em Nova Mutum não foi diferente, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), a Nutricionista e Responsável Técnica pela merenda escolar, Angelina Curbani esteve representando a rede de ensino em eventos virtuais para atender o novo protocolo exigido.
Segundo a nutricionista, durante o início do ano letivo foi realizada a formação com todas as merendeiras e gestores escolares para adaptação e atualização sobre as principais alterações do novo guia alimentar e a Nova Resolução FNDE/CD 06/20 e qualificação das profissionais merendeiras na área da alimentação escolar.
“Durante todo semestre as merendeiras tiveram oportunidade de inovar/testar e colocar em práticas várias receitas desafiadoras como a zero adição de açúcar, bem como implantar as boas práticas na manipulação dos alimentos garantindo a segurança alimentar e nutricional cumprindo com as referências nutricionais de todas as refeições servidas diariamente nas escolas” - destacou Angelina Curbani Garcia, Nutricionista e Responsável Técnica.
O novo guia alimentar apresenta disponibilidade de mais frutas para o ensino fundamental, a retirada do açúcar para as creches municipais e a restrição de alimentos ultraprocessados. “Acompanhando a resolução as escolas estão tendo que adaptar as receitas. A retirada do açúcar já começou e vai contribuir para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, acrescentou a nutricionista.
De acordo com a nutricionista o momento é desafiador, pois a comida é uma das ferramentas para transformar a realidade da insegurança alimentar. “Devemos valorizar e reforçarmos o elo entre práticas culturais e alimentos, saberes e sabores, indissociáveis, dentro de um olhar pedagógico. Acredito que a alimentação saudável e nutricional acrescenta e muito na vida de cada criança”, finaliza.
Notícias dos Poderes
Solicitação de matrículas na rede estadual começa nesta quarta-feira; veja cronograma completo
Prazo vai até 7 de novembro e contempla alunos da Educação Especial, de Cuiabá e do interior
30 de Outubro de 2025 as 09h38Seduc mobiliza equipe em Sinop para ouvir professores e diretores de escolas e atender demandas
Com escutas ativas, visitas técnicas e reunião com gestores, secretaria acelera soluções pedagógicas e administrativas
27 de Outubro de 2025 as 16h18Senac faz seletivo com vagas que pagam até R$ 6,4 mil
24 de Outubro de 2025 as 08h45Professora da UFMT Campus Sinop apresenta estudo sobre silo bolsa em congresso internacional
23 de Outubro de 2025 as 15h05Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
O celular foi o principal dispositivo de acesso usado pela população de 9 a 17 anos, sendo citado por 96% dos entrevistados, seguido pela televisão (74%), computador (30%) e pelo videogame (16%)
23 de Outubro de 2025 as 10h42Prova do IFMT será neste domingo (19)
Confira horários e orientações para os candidatos
17 de Outubro de 2025 as 09h30Hoje (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
16 de Outubro de 2025 as 10h07Quinta-feira (16) é o último dia para se inscrever no Vestibular Unemat 2026
São 2.350 vagas em 59 cursos; prova será no dia 30 de novembro
14 de Outubro de 2025 as 08h11